PUB
PUB
Internacional
Claudia Schiffer desenha nova coleção para a Vista Alegre e Bordallo Pinheiro em homenagem à mãe
Claudia Schiffer desenha nova coleção para a Vista Alegre e Bordallo Pinheiro em homenagem à mãe Foto: DR
Redação Lux em 18 de Outubro de 2024 às 18:22

Há muitos anos que Claudia Schiffer, de 54 anos, é fã da loiça Vista Alegre e Bordallo Pinheiro e colecionadora de peças de cerâmica. A ex-modelo alemã conheceu a Bordallo Pinheiro através de um casal amigo português, que lhe ofereceu uma travessa de queijo com ratos cinzentos e afirma que, desde então, colecionou “quase tudo o que fazem”. Entrou depois em contacto com a marca com um pedido muito especial: “Confessei-lhes o meu amor e pedi-lhes que dessem vida às minhas ideias. O trabalho com a Vista Alegre fluiu facilmente a partir daí”, contou na altura em que lançou as primeiras peças da parceria.

Esse “casamento” traduziu-se na coleção Cloudy Butterflies, uma linha da qual faziam parte um centro de mesa, jarras, peças de parede, pratos de bolos, vasos, fruteiras e saladeiras, todas repletas de borboletas. A natureza que a encanta e que fez parte do seu quotidiano enquanto crescia perto de Rhein, na Alemanha, continua a inspirá-la agora que vive no Reino Unido e voltou a servir de mote para as novas peças, desta vez, com outra inspiração ainda mais pessoal e emotiva, já que esta nova coleção se chama Gudrun, o nome da sua mãe, uma ávida jardineira.

As novas propostas são compostas por sete peças, que incluem pratos de jantar, de sopa, de pão e um marcador, bem como um bule, chávenas de chá e pires, com motivos inspirado no outono com folhas de carvalho, bolotas e esquilos, que refletem a vida quotidiana de Schiffer na Inglaterra rural.

Sobre as novas propostas, a antiga modelo explica: “Gudrun é o nome da minha mais recente coleção para a Vista Alegre e Bordallo Pinheiro. Com o nome da minha falecida mãe, é dedicada a todas as minhas memórias de infância ligadas ao campo. Observar os esquilos da janela do meu quarto, apanhar bolotas e desenhar nelas enquanto a minha mãe apanhava as folhas de outono. Ouvir os pica-paus e adormecer ao som do canto dos pássaros. Estas memórias inspiraram-me a criar estas novas coleções. Os desenhos revelam inteiramente a minha personalidade, e estou muito orgulhosa do resultado”, afirma Claudia Schiffer. E reforça ainda: “Cresci cercada por um grande jardim cheio de lindas flores e plantas. A minha mãe, Gudrun Schiffer, era uma jardineira apaixonada e este meu conceito de design é uma homenagem a ela e ao meu amor pela natureza, que ela nutriu. O novo motivo visual e a paleta de cores da coleção são todos inspirados no outono. Esta é também a primeira vez que desenho em porcelana, recorrendo ao artesanato tradicional para trazer um sentido mais refinado e formal à louça.”

As peças que projetou para a Bordallo Pinheiro são pintadas à mão com animais e pássaros da floresta, como raposas e pica-paus, num estilo mais lúdico e figurativo. As influências outonais estão presentes na paleta de cores rica, desde o verde da floresta aos tons de mostarda, castanho e carmesim, ecoando os tons da estação. As peças nasceram da criatividade e vivências de Claudia Schiffer e foram estilizadas pela própria na sua casa de família, Coldham Hall, em Suffolk, uma mansão estilo Tudor, construída em 1574, que a ex-modelo adquiriu com o então noivo, o realizador, Matthew Vaughn, e onde se casaram em 2002. É nesta casa, cercada por arquitetura histórica e arte moderna que ainda vivem e onde nasceram os três filhos: Casper, de 21 anos, Clementine, de 19, e Cosima, de 14.

“Tudo tem a ver com alguma coisa, não é simplesmente posto aleatoriamente”, diz a ex-modelo sobre as peças que tem das várias coleções de loiças, mas também de outros artigos, divididos pelas várias casas que ela e o marido possuem, no Reino Unido. Contudo, não é de estranhar que as peças das quais quis fazer parte da criação sejam loiças, uma vez que é à mesa que a família gosta de se reunir. Seja no interior da casa ou ao ar livre, no jardim, são as peças que idealizou que fazem os momentos em família ainda mais especiais. Para a divulgação da nova coleção, Claudia Schiffer deixou-se fotografar na sua casa, mostrando alguns dos deslumbrantes espaços da mansão histórica e sempre acompanhada por Bullet, o cão do seu filho Casper.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção