PUB
PUB
Nacional
Souto Moura preside a prémio IHRU 2013 para reabilitação urbana
Eduardo Souto Moura (Lux)
Redação Lux em 29 de Agosto de 2013 às 15:07
O arquiteto Eduardo Souto Moura vai presidir ao 25º prémio do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que este ano apenas vai distinguir trabalhos na área da reabilitação urbana, foi hoje anunciado.

Numa informação enviada à agência Lusa, o ministro da tutela, Jorge Moreira da Silva, saudou a disponibilidade de Souto Moura, que recebeu há dois anos o Prémio Pritzker, conhecido como «o Nobel da Arquitetura».

Segundo o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, a presença do arquiteto «contribuirá para o reforço da credibilidade do prémio» do IHRU.

«De destacar, ainda, por outro lado, a circunstância deste prémio apenas incidir sobre projetos de reabilitação urbana, evidenciando a prioridade que esta merece da parte do Governo», acrescentou o ministro.

No ano passado, Souto Moura foi um dos distinguidos com o Prémio IHRU pela obra de requalificação do antigo mercado do Carandá, em Braga e a sua reconversão em equipamento cultural.

No júri da edição 2013 vão estar ainda representantes das Ordens dos Arquitetos e dos Engenheiros, da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do IHRU.

O prémio tem distinguido trabalhos de construção, reabilitação e de investigação científica, mas este ano vão ser destacados apenas projetos na área da reabilitação urbana.

As candidaturas devem ser apresentadas até às 16:00 de dia 06 de setembro, na sede do IHRU, em Lisboa.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção