PUB
PUB
Nacional
Tomar candidata Festa dos Tabuleiros a Património da Humanidade
Festa dos Tabuleiros de Tomar
Redação Lux em 25 de Março de 2010 às 12:25
A Câmara Municipal de Tomar apresentou a candidatura da Festa dos Tabuleiros, uma das mais prestigiadas festas do concelho de Tomar, a Património Oral e Imaterial da Humanidade, de acordo com a intenção manifestada pelo Presidente da Câmara de Tomar, Fernando Corvêlo de Sousa.

De acordo com o Presidente da autarquia, «A Festa dos Tabuleiros é um acontecimento impar no mundo, no qual estão intrínsecas as nossas origens, as nossas crenças¿Esta distinção, pela qual ansiamos, é a garantia de perpetuação de uma das mais importantes tradições tomarenses, que representa um hino não só do ponto de vista religioso, mas, também, de união da nossa comunidade».

A candidatura ao Património Oral e Imaterial, que terá ainda de ser aprovada previamente pelo Ministério da Cultura e apresentada pelo Governo Português, passou a ser possível desde que a UNESCO criou a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial, havendo legislação nacional para o efeito há poucos meses.

A Festa dos Tabuleiros decorre de quatro em quatro anos, nos finais de Junho e início de Julho, atraindo centenas de milhares de pessoas à cidade dos templários, com especial enfoque para o dia do Cortejo Principal, com os tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas das 16 freguesias do concelho.

Festividade única no mundo, a origem da Festa dos Tabuleiros remonta ao Culto do Espírito Santo, instituído no século XIV, mas nela se vislumbram as origens remotas das antigas festas das colheitas, seja pela profusão de flores, seja pela presença do pão e das espigas de trigo nos tabuleiros.

No dia 9 de Abril, às 21h00, vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho o arranque da Festa dos Tabuleiros de 2011, marcado pela eleição do Mordomo da Festa, que acontece por aclamação da população de Tomar.

Escolhido o mordomo, este irá constituir a comissão que organizará os festejos e que começará de imediato a trabalhar. A Festa dos Tabuleiros envolve praticamente todas as famílias da cidade e do concelho implica uma organização rigorosa.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção