O português Marcos Freitas venceu hoje (9), em Lausana, na Suíça, a Taça da Europa de ténis de mesa, competição que juntou os 12 melhores praticantes a nível continental.
O atleta olímpico, atual 15.º do «ranking» mundial e quarto europeu, bateu na final por 4-0 o suíço Michael Maze (28.º mundial, oitavo europeu), com os parciais de 11-7, 11-6, 11-8 e 11-7.
O mesatenista nascido na Madeira ganhou os cinco jogos que disputou no torneio e, com o resultado alcançado, está desde já qualificado para a Taça do Mundo, que se vai disputar em outobro, em Dusseldorf, Alemanha.
«Antes do início da competição não esperava vencer. O meu objetivo era passar a fase de grupos e chegar aos quartos de final, mas os jogos correram muito bem desde o início e, obviamente que ontem (sábado), quando ganhei a meia-final, senti que hoje podia vencer», disse no final Marcos Freitas.
O atleta madeirense realçou o facto de este ser o seu «primeiro título numa prova importante».
«Representa muito. É o meu primeiro título numa prova importante, estiveram aqui os 12 melhores jogadores da Europa a competir durante três dias. Esta vitória significa que estou a evoluir, o meu jogo está a evoluir e posso ambicionar novas conquistas no futuro», disse.
A curto prazo, espera «jogar bem no Open do Kuwait e do Qatar, para melhorar a posição no `ranking¿ mundial».
«Dentro de duas semanas vou disputar a meia-final da Liga dos Campeões com o meu clube (AS Pontoise-Cergy ¿ França), uma competição também muito importante», adiantou.
Marcos Freitas já tinha ganho a Michael Maze na sexta-feira, na fase de grupos, então por 3-2, no que foi a primeira vez de sempre que jogaram um contra o outro, apesar de ambos serem atletas de topo europeu. O português ganharia o grupo, já que também derrotou o russo Alexei Smirnov, por 3-0.
No sábado, bateu o russo Alexander Shibaev, por 4-1, e o francês Adrien Mattenet, por 4-0, acedendo assim à final sem derrotas, para reencontrar Maze.
Tiago Apolónia, o segundo melhor português do «ranking», também esteve em Lausana, classificando-se em oitavo, depois de perder hoje de manhã com o grego Gionis Panagiotis por 4-3 (11-4, 8-11, 11-9, 11-6, 8-11, 3-11 e 13-11).
Apolónia - 11.º europeu da atualidade e 35.º do «ranking» mundial - também ganhou os dois jogos na fase de grupos, conseguindo mesmo o brilharete de bater o líder do «ranking» europeu, o alemão Dimitrij Ovtcharov, mas depois perdeu os três jogos que disputou no sábado e hoje.
O secretário de Estado do Deporto e Juventude, Emídio Guerreiro, felicitou Marcos Freitas pela vitória, que considerou como «um resultado histórico» para a modalidade.
«No seguimento da vitória na Taça da Europa de ténis de mesa, venho dar os parabéns ao Marcos Freitas congratulando-o, em nome do Governo. É um resultado histórico para o ténis de mesa português», refere a mensagem enviada pelo governante, assim que soube do triunfo na final do torneio.
Emídio Guerreiro considerou o resultado «um excelente prenúncio» para o Campeonato da Europa, que Portugal vai receber esta ano, «e mais um desempenho no desporto nacional que honra o país».
Lusa