PUB
PUB
Nacional
Obra de Miguel Torga divulgada em Coimbra nos tróleis
Miguel Torga: Há 100 anos nascia o poeta
Redação Lux em 25 de Maio de 2013 às 15:19
A Câmara de Coimbra vai divulgar a vida e a obra de Miguel Torga junto dos passageiros dos tróleis em que o médico e escritor viajava diariamente, entre o seu consultório e a residência, hoje Casa-Museu.

Os utentes das linhas 04 e 103 (únicas carreiras dos transportes públicos urbanos de Coimbra servidas por aqueles veículos, de tração elétrica) «serão abordados, durante o percurso, de uma forma descontraída e informal», por técnicos da autarquia, que lhes oferecerão «um desdobrável sobre a Casa-Museu Miguel Torga ou um livro de escrita dedicado ao poeta».

Os funcionários do município envolvidos na iniciativa, que «é inédita», estão habilitados a prestarem esclarecimentos sobre a vida e obra do poeta e escritor transmontano, que passou a maior parte da sua vida em Coimbra, adianta o Departamento de Cultura da câmara.

A campanha, promovida em parceria com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, realizar-se-á um dia por mês até dezembro deste ano, em datas a anunciar, e visa «incentivar os cidadãos a conhecer a obra do grande escritor» e, por outro lado, «levá-los a criarem curiosidade em conhecer a Casa-Museu Miguel Torga».

A primeira viagem de troley-bus, no âmbito desta campanha, tem a partida marcada para as 14:30 de segunda-feira, dia 27 de maio, na paragem de transportes públicos urbanos da Estação Nova.

As deslocações de Miguel Torga nos tróleis (carros elétricos até ao início dos anos de 1980) daquelas duas linhas, entre o Largo da Portagem, onde tinha o seu consultório de otorrinolaringologista, na Baixa da cidade, e a sua residência, na Praceta Fernando Pessoa, na Alta, já são assinaladas num troleicarro em circulação, decorado com fotografias suas.

A residência onde o escritor Miguel Torga (pseudónimo de Adolfo Rocha) viveu perto de 50 anos funciona como casa-museu desde 12 de agosto de 2007 (dia em que completaria 100 anos), na sequência da sua aquisição, em 2004, pela Câmara de Coimbra.

Embora tenha registado, em 2012, um aumento do número de visitantes na ordem dos 40%, a Casa-Museu Miguel Torga tem «uma média mensal de visitantes que ainda só é de cerca de 150 pessoas», disse, à agência Lusa Maria José Azevedo Santos, vice-presidente e responsável pelo pelouro da cultura da Câmara de Coimbra.

A sua localização, fora das rotas turísticas da cidade, é uma das razões que explica, na opinião da responsável, a «relativamente baixa» procura do espaço, frequentado, no entanto, por um tipo de público, que, oriundo dos mais diversos países (com destaque para o Brasil), já é conhecedor e admirador da obra do escritor.

A Casa-Museu Miguel Torga tem como «principal missão proporcionar, a quem a visita, o conhecimento da obra do poeta, através de um dos locais mais emblemáticos da sua vida», refere um desdobrável dedicado a este espaço, com um texto de Clara Crabbé Rocha (filha do escritor), editado pelo município.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção