PUB
PUB
Nacional
Quinta edição do Plast&Cine homenageia pintor Júlio Pomar
Júlio Pomar
Redação em 19 de Outubro de 2013 às 09:03
O Plast&Cine de 2013 homenageia, em Lamego, o artista plástico Júlio Pomar com um programa que termina hoje com a inauguração da exposição de 35 obras do autor e um colóquio.

A exposição antológica, intitulada «Júlio Pomar: Outras Histórias», que permanecerá na Casa do Poço até 18 de novembro, mostra pinturas de tigres, macacos, odes marítimas e outros trabalhos ligados à sua passagem pelo Brasil.

Este sábado haverá também arte pública e teatro de rua nas artérias da cidade, pelo grupo «O Andaime» e um colóquio sobre a vida e obra do artista no teatro Ribeiro Conceição.

Júlio Pomar é o quinto artista quem é prestado tributo depois de Emília Nadal (2009), José Rodrigues (2010), Cruzeiro Seixas (2011) e Roberto Chichorro no ano passado.

Na sexta-feira em Lamego exibiu-se um vídeo sobre Júlio Pomar e decorreu a atuação de Aldina Duarte para uma plateia do Ribeiro Conceição pouco preenchida.

A fadista afirmou que «trocaria qualquer concerto para estar» na homenagem a Júlio Pomar, uma pessoa que «contribui para sua formação como ser humano». Recordou que «quando ainda andava à procura do que havia de fazer» frequentou um curso de artes onde um dos seus trabalhos versou sobre a pintura de Júlio Pomar e Paula Rego.

Avelina Ferraz, responsável da empresa organizadora do Plast&Cine ¿ que também organiza o Escritaria (Penafiel) e do Concelho de Estado (Arcos de Valdevez) ¿ afirma que a medida do sucesso deste tipo de eventos está «na insistência em continuar».

A escolha de um homenageado, afirmou à Lusa Avelina Ferraz «tem de ser de alguém que possa ser distinguido e homenageado pela sua vida e pela sua obra, mas também alguém que promova os valores das artes plásticas, como o faz Júlio Pomar».

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção