PUB
PUB
Nacional
Rui Unas comemora 25 anos de carreira
Rui Unas Foto: Matheus Koelho
Redação Lux em 1 de Abril de 2021 às 14:00

Apresentador, ator, autor, produtor, criativo, empreendedor… comunicador. Aos 47 anos, Rui Unas comemora 25 anos de uma carreira multifacetada nos mais diversos formatos, desde o teatro e cinema, à apresentação de eventos no pequeno ecrã, à rádio, a dezenas de dobragens em filmes e séries de animação, até à condução de programas de entretenimento e comédia.

Ter sido aluno de Carlos Pinto Coelho num curso de locução, levou-o para o programa cultural “Acontece”, na RTP2. Rapidamente aconteceu o “Alta Voltagem” na RTP, cuja estreia aconteceu a 31 de março de 1996 e, já conhecido do grande público, seguiu-se o desafio de criar e apresentar “Curto Circuito”, na SIC Radical.

Na ficção, já deu vida a dezenas de personagens em filmes, séries e novelas. “Aqui não há quem viva”, “Podia acabar o mundo”, “Último a sair”, “Sol de Inverno”, “Excursões Air Lino”, “Amor Maior” ou “Crónica dos Bons Malandros” são apenas alguns projetos que contaram com a sua prestação brilhante. Uma incursão internacional também faz parte do trajeto com os filmes brasileiros “Colegas” e “A Primeira Missa”, tal como o espanhol “Mapas”. Está atualmente no ar no horário nobre da SIC, na novela “Amor Amor”.

Na apresentação, depois do icónico CC, “5 para a Meia-Noite”, “Cabaret da Coxa” ou “A Última Ceia” são incontornáveis.

Enquanto entertainer de excelência, Rui Unas é também o criador e responsável pelo maior podcast português "Maluco Beleza”, que criou em 2015 no sótão de casa e que se tornou num canal de culto no YouTube.

Rui Unas marca presença nas mais variadas plataformas, desde o Facebook e Instagram, ao TikTok, Twitch ou mesmo no Patreon.

Em 2014, publicou o livro “Nascido e Criado na Margem Sul” e em 2018 “Com Certeza Maluco Beleza”, uma compilação de conversas dos seu podcast.

Criou a sua marca “Like a Lord”, que conta com linha de vestuário, relógios, mais recentemente inaugurou-se na área da restauração e não ficará por aqui.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção