PUB
PUB
Nacional
Morreu Manuel Gonçalves, ex-administrador-delegado da TDM
Lux
Redação Lux em 1 de Agosto de 2012 às 14:42
Manuel Gonçalves, ex-administrador da Teledifusão de Macau (TDM), morreu hoje, aos 58 anos, vítima de doença prolongada, noticiou a Rádio Macau.

Manuel Gonçalves exerceu funções na administração da TDM desde 1996 até março de 2011, altura em que renunciou ao contrato que findava em agosto do mesmo ano.

Manuel Gonçalves, filho de pai português e de mãe chinesa e formado em Finanças pelo Instituto de Economia e Gestão de Lisboa, exerceu diversos cargos públicos no território nas últimas duas décadas.

De acordo com a Rádio Macau, Manuel Gonçalves iniciou a atividade profissional em Lisboa, na Portugal Telecom, onde exerceu o cargo de chefe do departamento de Controlo Orçamental, entre 1979 e 1988.

Nesse ano, regressou a Macau para trabalhar no Governo, tendo-se iniciado nos Serviços de Finanças como chefe de divisão. Mais tarde, no início da década de 1990, foi vice-presidente do Instituto Cultural, tendo sido ainda subdiretor dos Serviços de Educação e Juventude.

Durante os 14 anos e meio que permaneceu à frente da TDM, Manuel Gonçalves foi responsável pela estabilização financeira e pelo lançamento das emissões digitais que permitiram aumentar o número de canais de televisão de dois para seis.

Ainda de acordo com a Rádio Macau, foi também sob o seu mandato que foi criado um canal satélite e iniciada uma série de projetos de cooperação com estações de televisão da China e dos países de língua portuguesa.

Entre 2007 e 2010, Manuel Gonçalves exerceu funções de vice-presidente da «Asia-Pacific Broadcasting Union» [Associação das televisões da Ásia-Pacífico], tendo sido nomeado, no ano passado, já fora da TDM, conselheiro honorário do organismo com 213 membros em 58 países.

O ex-administrador delegado da TDM também desempenhou um papel na vida política local, ao ter integrado a Comissão Eleitoral que escolhe o chefe do executivo da Região e a Comissão Eleitoral dos deputados de Macau à Assembleia Nacional Popular.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção