Catarina Furtado ainda não começou os preparativos para a época, até porque já não é “pressionada” pelos filhos, Beatriz e João, que têm 17 e 16 anos. “Ainda nem pensei! Antigamente, quando eram pequeninos, era pressionada por eles para fazer a árvore... agora, já nem pensam na decoração do Natal. Irei fazer porque gosto e porque vamos reunir a família toda, como sempre, mas não com esta antecedência”, explica.
Questionada sobre a presença de João Reis, de quem anunciou a separação em julho, a apresentadora clarifica: “Vamos estar todos juntos, sim.” Uma coisa é certa, Catarina não será a cozinheira de serviço. “Não, nunca cozinhei. Faço gala em não cozinhar! [risos]”, diz, divertida, ressalvando que é a mãe que fica responsável pela confeção do menu. O que não faltará, realça, é “o sentido de solidariedade”.
“É promovido nas conversas, no espetáculo que fazemos (todos os anos fazemos um espetáculo em casa com todas as pessoas, os meus enteados também). Sobretudo falar. Este ano, não se pode não falar de duas guerras que estão a acontecer, e nós num cantinho maravilhoso, com lareira, muito boa comida, quentinho... não se pode. Se isso não interferir para sermos gratos e para valorizarmos, então, para que é que andamos cá? Não tenho mesmo essa perspetiva de desunião. Fazemos parte do mesmo mundo”, sublinha.