PUB
PUB
Nacional
Cristina Cavalinhos, David Silva, João Cabral e Sofia de Portugal propõem 'Partilhar Os Lusíadas'
'Partilhar Os Lusíadas'
Redação Lux em 3 de Março de 2022 às 11:37

No mesmo dia em que se assinalam os 450 anos da publicação dos Lusíadas, dia 12 de Março, estreia a peça "Partilhar Os Lusíadas".

Os 4 atores e coencenadores, são Cristina Cavalinhos, David Silva, João Cabral e Sofia de Portugal. Com os seus alunos de teatro, jovens do ensino profissional, ensino secundário e ensino profissional que também participam como atores para além de coencenadores no projeto “Partilhar Os Lusíadas.” Com a direção artística de Cecília Sousa, o espectáculo terá lugar na Fábrica Braço de Prata.

“Partilhar Os Lusíadas” é um projeto performativo interdisciplinar a partir da obra “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões, explorando um olhar renovado sobre antigos conhecimentos e partilhando experiências e saberes que vão processar a intemporalidade do texto, unindo artistas profissionais e jovens aprendizes ( 60 alunos de 3 escolas secundárias/profissionais). Em cada uma das 10 salas do espaço o espetador assistirá à dramatização de 1 dos 10 cantos de “Os Lusíadas”.

Neste espetáculo desafiamos o público a viajar pelos dez cantos dos Lusíadas, em dez salas da Fábrica Braço de Prata, cada canto tem a duração de dez minutos.

A criação artística de cada Canto resulta de um trabalho de coencenação entre os atores
convidados para esta criação e os seus alunos de teatro.

Os cantos foram distribuídos por todos, o Canto I e o Canto IX, são representados pelos atores e refletem o cruzamento das várias linhas que iremos observar ao longo dos dez cantos. Um processo interdisciplinar muito integrador de compreensão e reprodução de novos olhares sobre antigas situações. Caminhos que se renovam na prática de criação artística e que por isso passam a ser conhecidos de todos, levando-nos a refletir a nossa própria dimensão da realidade.

“Revisitar uma obra como os Lusíadas é um mergulho hermenêutico do qual se sai naturalmente transformado”, refere Eugénia Vasques, professora Coordenadora na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Serão 3 dias de espetáculo - 12,19 e 26 de Março - às 15h e às 17h.
 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção