PUB
PUB
Nacional
Cristina Ferreira: “Tenho o João comigo, que é a pessoa que eu amo„
Cristina Ferreira Foto: Artur Lourenço/Lux
Redação Lux em 3 de Maio de 2024 às 18:00

Têm sido dias de muita realização e felicidade para Cristina Ferreira, que continua a somar conquistas no seu já longo percurso de sucesso. Uma das mais recentes aventuras que a deixou de sorriso no rosto foi a viagem ao Rio de Janeiro, onde conciliou a participação na Web Summit com momentos de descontração e lazer ao lado do namorado, João Monteiro, e dos amigos Catarina Duarte e Rubén Correia.

“O Rio é a minha cidade favorita no mundo, portanto, sempre que tiver a possibilidade de juntar o útil ao agradável vou fazê-lo. O convite honra-me muito e, acima de tudo, deixa-me feliz e entusiasmada, porque a plateia – a maior parte das pessoas – não me conhece. É estar a explicar a pessoas que não sabem o meu percurso, que não têm preconceitos em relação a mim, que não me julgam logo à partida... Isso dá-me uma liberdade e uma leveza que me deixa mesmo muito feliz”, conta a apresentadora, sobre a experiência na Web Summit. Mais uma passagem pela “cidade maravilhosa” que a faz desejar, um dia, ali viver durante uma temporada. “Gostava mesmo! Surgiu desde o momento em que comecei a ver novelas brasileiras, teria uns 5 ou 6 anos. [risos] O Rio sempre me fascinou e, de todas as vezes que lá fui, percebi que gostaria mesmo de um dia estar ali um tempo para viver como eles. Há perigos? Há. Se eu alguma vez os senti? Não. Vivo cada vez mais livre no Rio”, considera.

Desta vez, teve a companhia especial de João, com quem prefere viver um romance discreto e apenas partilhar publicamente o que faz sentido para si. Foi isso mesmo que explicou no regresso a Portugal, numa intervenção no programa que apresenta na TVI, “Dois às 10”: “O público, quando olha para nós como figuras públicas, acha que temos este dever de lhes contar tudo da nossa vida. E não. Ainda agora fui fazer uma viagem... Neste momento tenho o João comigo, que é a pessoa que eu amo, mas as pessoas nos comentários iam dizendo: ‘Por que é que ele não aparece? Por que é que está a escondê-lo?’ Eu não estou a esconder. Os tempos das pessoas não são os nossos, nem somos obrigados a mostrar aquilo que os outros querem ver. Cada pessoa diz o que quer, mostra o que quer, não tem que se estar a esconder... é simplesmente viver!”

E se a ida ao Rio de Janeiro foi feliz, a chegada a Lisboa não poderia ter sido melhor, já que pouco tempo depois marcou presença na cerimónia de entrega de prémios As Mulheres Mais Influentes de Portugal, na qual foi distinguida pela nona vez. “Estes prémios vêm relembrar o facto de eu ser reconhecida pelo meu trabalho, e este reconhecimento por parte da Executiva é também, talvez, o reconhecimento do público. Daí, a tal responsabilidade que eu sinta cada vez mais, que posso de facto ser inspiração. Eu própria me inspiro em muitas outras pessoas”, considera. Sobre o seu caminho, refere que “todos nós temos explicação” e que “somos o que somos pelo facto de termos vivido determinadas experiências e convivido com as pessoas que nos rodearam ao longo do nosso percurso de vida”. 

“Tive a sorte de estar rodeada, desde que nasci, de mulheres livres, fortes, que tinham uma relação com os homens de profunda igualdade. Acho que isso me marcou para sempre e me deu a noção de que eu poderia ser e conquistar aquilo que quisesse na vida”, acrescenta. E afirma ainda: “Há uma coisa que eu sempre disse e que as pessoas podem não acreditar – porque sabem que sou uma das pessoas mais bem pagas no país – e que é, nunca aceitei nada nem fiz nada por dinheiro. E um dia, daqui a muito tempo, vocês irão perceber tudo isso. Eu fiz aquilo que senti que me iria dar outra vez vontade de construir. Gosto muito de começar do zero. Houve uma altura em que dizia ‘deixem-me errar se faz favor’, porque é na falha, muitas vezes, que encontramos as nossas maiores grandezas e aquilo que nos faz conquistar mais e mais.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção