PUB
PUB
Nacional
Gilmário Vemba no regresso ao Taskmaster: 'É a quinta temporada e eu vou no quinto filho, foi para equilibrar as coisas'
Gilmário Vemba e Eliane Cardoso Foto: Artur Lourenço/Lux
Redação Lux em 4 de Abril de 2025 às 13:29

De regresso ao “Taskmaster”, Gilmário Vemba, de 39 anos, é um dos “repetentes” do formato da RTP. Um convite que o humorista e apresentador aceitou sem hesitar, mas nem por isso foi menos desafiante: “Claro que sendo repetente se vai com um bocadinho mais de noção de qual é o esquema do ‘Taskmaster’, mas isso não nos impede de passar uma boa vergonha, de continuar a não perceber provas, de continuar a não conseguir atingir o objetivo. E há sempre aquele momento em que se dá um surto psicótico e pensamos, até onde é que eu estou a fazer a prova e até onde é que já estou maluco?” – diz Gilmário Vemba divertido.

O formato foi, de resto, o que o deu a conhecer a Portugal e que acabou por lhe abrir outras portas: “Não conhecia nem o Vasco [Palmeirim], nem o Nuno [Markl], não sabia exatamente o que era para fazer, mas como bom imigrante que precisa do dinheiro, aceitei. [risos] Quando fiz o primeiro programa, acabou por me apresentar a todos os portugueses. Quando fui fazer a segunda temporada, a pensar que já ia perceber melhor, continuei a pensar a mesma coisa: ‘estes portugueses são malucos.’ Agora convidaram-me pela terceira vez e é como uma celebração, porque devem ter pensado que como é a quinta temporada e eu vou no quinto filho, foi para equilibrar as coisas.”

Há quase cinco meses, Gilmário Vemba voltou a ser pai. A quinta filha do humorista, Mayla Marina, é a primeira em comum com Eliane Cardoso. O humorista é ainda pai de Graciela, de 19 anos, Aline, de 15, Yolena, de 13, e Lázaro, de 9, da sua relação anterior. A alegria quando fala dos filhos é indisfarçável e o orgulho de conseguir ter uma relação próxima e muito cúmplice com todos é o que o deixa mais feliz: “Todo o meu tempo livre é gasto com a minha família. Tento investir o meu tempo com eles, seja em casa, com um almoço, um jantar, seja a fazer coisas com os miúdos. O trabalho ainda não chegou a atrapalhar aquilo que é o meu convívio familiar. Tenho trabalhado muito, mas consigo sempre conciliar com a esposa, com os miúdos.”

Quanto aos momentos com os filhos, Gilmário conta: “Quando estou com eles gosto de os levar a divertirem-se. Sou aquele pai que se ri a ver os miúdos brincar. Gosto muito de estar a par dos pensamentos deles, das dificuldades, das dúvidas e isso faz-me mesmo muito feliz.”

Em outubro, essa alegria aumentou com a chegada de Mayla: “Está a ser muito bom, é uma alegria. Estamos ainda naquela fase da privação de sono, que é a parte mais difícil. Mas depois há a fase em que elas vão descobrindo que também são pessoas, que têm mãos e pés e gritam e querem mais atenção e é muito importante estar presente na vida deles, porque começam a criar as suas primeiras memórias, e estamos superfelizes”, conta o humorista que, por estar a repetir a experiência de ter um bebé em casa pela quinta vez, domina melhor os desafios. “É o primeiro bebé da minha mulher, então vou dando umas aulas, algumas dicas. Se está a chorar já sei que vamos ver a fralda, ou que está com fome… Eu sou o experiente lá de casa. [risos]”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção