'Suspensão', o terço gigante da artista plástica Joana Vasconcelos, que se vai iluminar pela primeira vez durante a visita do Papa Francisco a Fátima, tem dado que falar.
Mal a obra foi apresentada publicamente, esta terça-feira, a polémica começou a surgir. E há mesmo quem critique a artista por ´falta de originalidade’, por causa de uma tradição que se celebra do outro lado do mundo, há 19 anos…
No estado do Espírito Santo, no Brasil, desde 1997 o médico Osmar Sales, de 61 anos, constrói um terço gigante, para assinalar a Festa em honra de Nossa Senhora da Penha. A inspiração veio da missa que o antigo Papa João Paulo II celebrou nesse ano.
Todos os anos a construção do terço é diferente. Mas, coincidência ou não, o do ano passado tinha, precisamente, iluminação LED...
Ao jornal ‘Observador’, Joana Vasconcelos negou as semelhanças. Disse que a obra que produziu para o Santuário de Fátima nada tem a ver com a brasileira, e que nunca tinha ouvido falar desse costume no Brasil. “Não têm nada a ver um com o outro”.
A polémica online…
A obra de Joana Vasconcelos não tem passado despercebida, e os cibernautas também não ficaram indiferentes. Têm surgido vários ‘memes’ com a criação da artista, um deles inclui mesmo Cristiano Ronaldo.
Veja a fotogaleria acima!