PUB
PUB
Nacional
D. Maria II celebra Dia Mundial do Teatro com festa de entrada livre, em Lisboa
D. Maria II celebra Dia Mundial do Teatro com festa de entrada livre
Redação Lux em 5 de Março de 2024 às 16:49

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, o Teatro Nacional D. Maria II faz da festa do teatro, a festa da Liberdade. No dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, o D. Maria II tem casa no Capitólio, em Lisboa, com uma programação de entrada livre, que começa às 16h e se prolonga até à noite, para festejar o teatro e a Liberdade.

O Teatro que Abril Abriu é um momento de celebração, que se inicia às 16h, com uma sessão de abertura, no final da qual Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, lerá a mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro. Segue-se o debate Teatro e a Revolução, às 18h, uma ideia de Tiago Bartolomeu Costa, que contará com a colaboração dos atores Manuel Coelho, Noémia Costa e Rui Mendes.

À noite, a programação prossegue, com um concerto de Bruno Pernadas e Margarida Campelo, a partir das 21h30, que revisita a música de intervenção no teatro de revista em Portugal durante e após o 25 de Abril. A dupla de músicos assina novos arranjos para 16 canções que, em palco, ganham vida nas vozes de Anabela e Filipa Cardoso. A partir das 23h, a festa será assegurada por Pedro Coquenão aka Batida, com uma performance composta por músicas identitárias e versões inéditas, acompanhadas pelo movimento de André Cabral e Piny, num cenário minimal e íntimo.

Esta programação de Dia Mundial do Teatro inclui ainda uma breve antecipação de Quis saber quem sou – Um concerto teatral, de Pedro Penim, um espetáculo que pretende revisitar as canções da revolução, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril, trazendo para o palco jovens atores/cantores e colocando nas suas vozes e nos seus corpos de hoje, e do futuro, a memória das palavras da liberdade. Quis saber quem sou tem estreia agendada para dia 20 de abril, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

O Teatro que Abril Abriu é um evento de entrada gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete (online, a partir de dia 25 de março, às 12h, e presencialmente, no Capitólio, a partir das 12h de dia 27 de março), limitado a 2 bilhetes por pessoa, por sessão, sujeito à lotação da sala.

Esta programação marca o regresso do Teatro Nacional D. Maria II a Lisboa, com o ciclo Abril Abriu que, de março a julho, apresenta 18 espetáculos, lançamentos de livros e uma exposição, em vários espaços da capital, enquanto o edifício do Teatro, no Rossio, se encontra encerrado para obras de requalificação.  

Mais informações sobre o evento de Dia Mundial do Teatro e o ciclo Abril Abriu disponíveis aqui e aqui

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção