PUB
PUB
Nacional
Júlia Palha fala à Lux nos desafios da sua personagem na nova série “A Travessia” da RTP
Júlia Palha - Antestreia de "A Travessia" Foto: Tiago Frazão/Lux
Redação Lux em 6 de Fevereiro de 2025 às 17:03

A viagem aérea transatlântica de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é retratada em série no novo projeto de ficção nacional da RTP1 e RTP Play. A Travessia, de 6 episódios, que conta com um elenco de luxo que inclui Júlia Palha. Na antestreia, a Lux falou com a atriz que revelou o entusiasmo neste  projeto: “Podemos esperar uma série cheia de aventura e história, nomeadamente de um  acontecimento incrível da nossa história, conseguido por portugueses e que não é muito conhecido das gerações atuais. Conta com um elenco bastante bom, uma fotografia incrível e muito sentido de humor”.

Na série, Júlia encarna Tabita, filha de um português emigrante no Brasil que desfruta da riqueza e dos recursos que a família adquiriu e passa um longo período em Lisboa para se instalar, prosseguir os seus estudos de acordo com os desejos do pai e, talvez, para encontrar um pretendente de uma boa família tradicional portuguesa. “A Tibita é uma personagem bastante muito leve e apaixonante, moderna com ideais à frente da sua época e um bom retrato da sociedade mais jovem naquele tempo”, evidencia a atriz confessando, entre risos, que o maior desafio em vestir esta personagem foi: “Dançar!”: “Temos imensas cenas no Bristol Club em que era necessário estar a dançar e por vezes não foi fácil. O charleston é uma dança complexa que requer muita coordenação… não é o meu forte.”. 

A atriz destacou ainda o excelente ambiente dos bastidores desta produção: “Foi ótimo, demo-nos todos muito bem. Todo o elenco e a equipa foram sempre muito profissionais e dedicados ao projeto. Acaba sempre por ser especial quando se trata de uma serie de época, porque todo o mood das gravações acaba por ir na direção daquele tempo, neste caso os anos vinte, para não falar do guarda roupa, da caracterização e dos décors lindos onde gravamos”. A atriz de 26 anos, que se despediu recentemente do podcast Geração 90, focou também a  aprendizagem lhe trouxe esta experiência que a fez sair da sua “zona de conforto”.  “Em primeiro lugar, foi uma oportunidade incrível ter falado com aquele grupo de convidados, que foram todos muito queridos e disponíveis. A nível pessoal, acho que me trouxe uma capacidade de escuta ainda maior e de reflexão. Foi um desafio muito interessante, que me tirou da zona de conforto, mas que me fez crescer em muitos sentidos. Acima de tudo fico feliz de conseguir inspirar as pessoas que acompanharam o podcast”, notou. 

Sem revelar os próximos projetos em mãos, Júlia Palha avançou “que será um ano cheio de surpresas!”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção