PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 6 de Maio de 2022 às 12:23
Bárbara Branco e José Condessa recebem prémio NICO da Academia Portuguesa de Cinema
1/2 - Bárbara Branco - Foto de Tomás Monteiro
2/2 - José Condessa - Foto de Tomás Monteiro

A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu mais uma vez os jovens talentos do cinema nacional com os Prémios NICO premiando Bárbara Branco, atriz protagonista do filme “Bem Bom” e da série “O Crime do Padre Amaro” e José Condessa, que se distinguiu nas longas-metragens “Gabriel” e “O Som Que Desce da Terra”.

Bárbara Branco será este ano protagonista da série "O Crime do Padre Amaro” (RTP), a estrear em breve. Em 2021, no cinema foi co-protagonista no filme “Bem Bom” sobre a girlsband portuguesa Doce, no papel de “Fátima Padinha”, o filme português mais visto dos últimos dois anos. No teatro foi Ophelia em Hamlet, de William Shakespear Em televisão, foi protagonista da telenovela “Bem Me Quer” (TVI).
No teatro, entre várias outras peças, destacou-se como protagonista em “Bruscamente no Verão Passado”, “Como Vos Aprouver“ e em "Lulu“,com encenação de Carlos Avilez, no TEC, e em "Romeu e Julieta“ com encenação de João Mota, no Teatro da Trindade.

A atriz junta este prémio ao de Melhor Atriz de Teatro Globos de Ouro 2021, por “Bruscamente no Verão Passado”;  Melhor Atriz de Teatro Prémios SPA 2020, por “Lulu”.

José Condessa, entre muitos papéis de grande relevo, foi protagonista em "Hamlet” e “Como Vos Aprouver” com encenação de Carlos Avillez, no TEC e em “Romeu e Julieta”, com encenação de João Mota, no Teatro da Trindade. No cinema foi ator principal no filme “O Som que Desce da Terra”, e foi antagonista no filme “Gabriel” de Nuno Bernardo, selecionado para o Festival de Locarno Na televisão será protagonista da série “O Crime do Padre Amaro” (RTP), a estrear em breve e foi protagonista na telenovela “Bem Me Quer” (TVI). Protagonizou também a telenovela Valor da Vida (TVI). A convite da Rede Globo, no Brasil, o ator integrou o elenco da telenovela “Salve-se Quem Puder”.

José Condessa acaba também de ser nomeado para Melhor Actor Principal em "O Som Que Desce Na Terra" de Sérgio Graciano nos Prémios Sophia 2022.

Os Prémios NICO também distinguiram  Ivan Neskov, técnico de som responsável por vários filmes e séries como “Bem Bom” e “Glória”, da Netflix e ainda Catarina Vasconcelos, realizadora da longa-metragem “A Metamorfose dos Pássaros”, vencedora da Convocatória Aberta para Mulheres Cineastas Portuguesas, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema em parceria com a Netflix.  

Os prémios NICO são assim designados em homenagem ao ator e realizador Nicolau Breyner, instituídos pela  Academia Portuguesa de Cinema(desde 2017) com o objetivo de reconhecer e incentivar novos talentos, profissionais cujo trabalho se destaque numa atividade relacionada com o cinema português

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção