Mais de um dois após a morte de Luís Aleluia, em junho de 2023, aos 63 anos,João Aleluia, o filho mais novo do ator falou com Cristina Ferreira sobre a perda do pai e o seu processo de luto revelando que soube da morte do pai através das redes sociais, depois de um amigo lhe telefonar a dar os pêsames.
“Um amigo meu ligou-me a dar-me os pêsames… Abri o Instagram e a primeira coisa que me aparece é o Herman José a postar sobre a morte do meu pai”, contou.
João descreveu o choque e o desespero que sentiu naquele momento e recordou que só confirmou a notícia quando o pai de um amigo, que trabalhava nos bombeiros, lhe disse:
“‘Estou com o teu pai agora.’ Aí caiu a ficha.”
O filho do ator também partilhou que não conseguiu despedir-se como queria, já que os dois tinham discutido no dia anterior. No funeral, pediu para ver o pai “para se despedir realmente” e encontrar algum encerramento.
O luto foi difícil — João chegou a evitar estar em casa devido às memórias constantes do pai. Com o tempo, aproximou-se do irmão, com quem antes tinha uma relação tensa:
“Agora somos mais unidos que nunca.”
Sobre o estado emocional de Luís Aleluia, João acredita que o pai “deixou de cuidar dele mesmo para cuidar da família” e acrescentou: “Acho que o meu pai queria encontrar paz que não encontrou em vida.”
Hoje, afirma estar “mais tranquilo quanto ao assunto”, embora reconheça que o processo de aceitação ainda continua.







