Como já vai sendo tradição, a Lux reuniu várias figuras conhecidas no seu jantar anual na zona norte do país, um encontro marcado pela elegância e alegria, e brindado por uma belíssima vista sobre a emblemática cidade do Porto. Personalidades do mundo da televisão, da moda, das artes e do meio social desfrutaram de um animado convívio, que se realizou no restaurante The Orangerie do The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia, numa glamorosa noite onde a gastronomia e a música portuguesa foram notas de destaque.
“É bom recebermos o carinho da Lux aqui no Norte e mantermos esta proximidade tão bonita”, refere Cláudia Jacques, para quem o evento mereceu vários aplausos. “O hotel é lindíssimo! É maravilhoso, tem ótimas condições para nos receber numa sala muito bonita. O jantar estava delicioso, tudo muito bem arranjado e decorado. E depois destaco o Mico [da Câmara Pereira] que, como sempre, é uma alegria! Dá aquele cunho de descontração e boa disposição a seguir ao jantar.”
O músico teve a responsabilidade de animar e encantar os presentes com um espetáculo musical, tarefa que pareceu fácil, já que o artista cativou toda a plateia do início ao fim. “A animação é ‘à Norte’! A malta do Norte é divertida e fez-se um fecho de jantar como eu gosto, com amigos a cantar, a rir e a divertirmo-nos ao som da música portuguesa”, resume Mico da Câmara Pereira, explicando que estes encontros são pautados por uma relação cúmplice com o público: “Este é um concerto para as pessoas cantarem as músicas que querem ouvir. No fundo, neste tipo de eventos, elas mandam mais do que eu! [risos] E como tenho um repertório muito grande de música portuguesa, toco o que querem ouvir e cantar! Gosto muito deste tipo de eventos, precisamente porque são divertidos e despretensiosos. As pessoas, depois de jantar, querem festa!”
E se é festa que se quer, quais serão os ingredientes essenciais para que esta seja um sucesso? “Em grande medida são as pessoas. A energia, o grupo em si, a forma como se conhecem e se dão. Mas claro que o ambiente e a decoração têm uma grande quota parte, assim como o modo de quem convida”, enuncia Cláudia Jacques,
acrescentando ainda que os looks dos convidados também são importantes. “Quando é um jantar de uma revista, as pessoas obviamente que se aprimoram. Vão bem arranjadas e bonitas. E cada pessoa também é um bocadinho da decoração da festa.”
À elegância do ambiente adiciona-se um agradável convívio. “É um evento sobre o qual estou sempre expectante e a Lux consegue sempre surpreender! Sobretudo, é uma forma de algumas pessoas do Norte se poderem reunir”, afirma Miguel Vieira. Com um cenário de fundo encantador, com o rio Douro e a cidade Invicta como protagonistas, não há como também não realçar as características da região. “As pessoas que vêm ao Porto vêm uma, duas, três, quatro vezes... porque são superbem recebidas. Gostam, sobretudo, das pessoas e têm imensas coisas novas para fazer. Há imensos restaurantes a aparecer todos os dias e, depois, há uma parte turística e cultural bastante ativa que também chama a atenção”, sublinha o estilista. “Felizmente, o Porto tem-se afirmado também em eventos sociais. A dinâmica da cidade justifica plenamente essa descentralização”, refere, por sua vez, Nuno Baltazar, para quem estas ocasiões proporcionam reencontros. “É já uma tradição os jantares da Lux serem um momento feliz de convívio com os meus colegas e amigos criadores de moda”, diz o fashion designer.
Fernando Póvoas acredita que a região tem vários fatores que a tornam atrativa, mas realça dois em específico que conquistam quem a visita. “O Porto tem duas coisas que me parecem fundamentais: tem as gentes do Norte, mais simples e bem-dispostas – e com menos stress do que se vive em Lisboa, porque não há tanto trânsito –, e tem a boa gastronomia”, enuncia o médico, para quem a festa da Lux mereceu notas positivas quanto ao ambiente, comida, paisagem e entretenimento. “Foi um jantar num hotel excelente, que tem a particularidade de ter uma vista excecional para a cidade do Porto, que, de noite, é extremamente bonita. Uma refeição absolutamente agradável, com gente bonita e entretida, que foi abrilhantada com a boa disposição de Mico da Câmara Pereira.”
Elogios partilhados também por Carla Ascenção. “Foi um jantar muito elegante, no fabuloso hotel The Yeatman, que tem a vista mais bonita da cidade do Porto. E uma agradável noite de reencontro de amigos e boas conversas”, conclui a jornalista.
agradecimentos: The Yeatman Hotel, Castelões, Ergovisão, Eugénio Campos, Farmácia Fluvial, Forlle’d, Impetus, Sogenave, Toyota e Twinset