PUB
PUB
Nacional
Ângelo Rodrigues abraça causa ligada ao incêndio na serra de Monchique
Ângelo Rodrigues
Redação Lux em 7 de Janeiro de 2021 às 11:00

Ângelo Rodrigues associou-se à iniciativa Renature Monchique, um projeto criado em 2019 pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, que pretende restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de Monchique em 2018.

Ângelo Rodrigues dá cara ao primeiro episódio desta segunda temporada, levando os espectadores numa viagem pelos testemunhos dos proprietários locais que viram as suas propriedades serem totalmente destruídas pelas chamas e que já foram ajudados pelo projeto. O apoio consiste na recuperação e gestão dos terrenos e plantação de árvores autóctones como o sobreiro, medronheiro, castanheiro, carvalho-de-monchique, etc. Desde o início da iniciativa já foram plantadas mais de 77 mil árvores autóctones e apoiados mais de 90 proprietários.

Ângelo Rodrigues mostra-se orgulhoso por participar no projeto: “estou muito orgulhoso de poder associar-me a projetos que trabalham em prol de um bem comum como é o caso do Renature Monchique. Conhecer os testemunhos dos proprietários e perceber toda a ajuda que o projeto lhes deu é inspirador e fico muito feliz por ter tido esta oportunidade”.A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018, sendo que quase 28.000 hectares foram queimados, afetando não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área. Neste sentido, depois de ter sido criado em 2019, o Renature Monchique lança agora a segunda temporada de uma websérie sobre o projeto, onde explora a perspetiva da intervenção social, ecológica e comunitária feita na região.

O projeto Renature Monchique foi criado pelo GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em parceria com a Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique, com o objetivo de restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio de Monchique em 2018, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas, ajudando ao mesmo tempo a comunidade a recuperar do desastre.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção