PUB
PUB
Nacional
Ana Rocha de Sousa revela que foi vítima de abuso sexual aos 17 anos
Ana Rocha de Sousa venceu quatro prémios em Veneza: "Do sonhar ao acontecer é um grande passo"
Redação Lux em 7 de Junho de 2021 às 13:00

Ana Rocha de Sousa fez uma revelação inesperada na cerimónia dos prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020, na qual foi galardoada na categoria de Artes, ao revelar ter sido vítima de violação, aos 17 anos.

“Um dia, também eu baixei a guarda e não devia. Culpei-me. Até porque era tão ingénua, próprio da tenra idade, que, mesmo avisada com estranheza do perigo, achei ser impossível”, começou por contar a atriz e realizadora. E deixou o alerta: “O perigo não está apenas nos lugares óbvios. Protejam-se. Seja perante a casualidade do homem anónimo escondido nas dunas, seja perante o cantor famoso que acham conhecer e parece tão seguro, porque vos encantou com palavras líricas e bonitas”, afirmou Ana Rocha de Sousa, no palco do Teatro Tivoli, em Lisboa.

A realizadora garantiu que apenas decidiu revelar o trauma vivido, na tentativa de apoiar raparigas e mulheres que passem pela mesma situação. Ao agressor, disse: “Fui ensinada a desejar o bem. O bem te desejo. Não pretendo nunca destruir a vida de ninguém. Jamais.“

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção