Sofia Alves recordou o pesadelo que viveu há cerca de dois anos quando enfrentou um grave problema de saúde devido ao vírus herpes zoster que a poderia ter deixado cega. Em conversa no programa de Júlia Pinheiro, a atriz de 50 anos, que na altura era a protagonista da novela 'A Serra', revelou que a doença afetou-lhe um olho e que as dores "eram verdadeiramente excruciantes", "pareciam queimaduras de cigarros". "Parecia que tinha levado um tiro na testa. Foi quase até ao osso. É uma sensação terrível…", confessou.
"Foi mesmo muito mau. Apanhou-me um olho e podia ter levado à cegueira. Foi dramático. Os médicos perceberam logo que só podia ser zona, mas o problema é que estava alojada na vista... aquelas borbulhas todas estavam por dentro do olho. Tive uma sorte extraordinária de ter um médico que era amigo de um médico alemão que é especializado em zona oftalmológica e ele é que me disse 'está tudo bem, mas tem de reforçar senão vai ficar sem a vista".
A atriz confidenciou que chegaram a falar-lhe na hipótese de colocar um olho de vidro: "Pensei que ia perder a visão. Eu via vultos, mas não conseguia definir [...]. disseram-me 'se perderes a vista, tem que se fazer uma operação e terá que ser posto um olho de vidro'. Foi aí que disse que não pode, isto não vai acontecer, vou dar a volta, não acredito, não aceito".