PUB
PUB
Nacional
Na hora da despedida, António Costa emociona-se ao agradecer o apoio da família e da mulher
António Costa e Fernanda Tadeu com os filhos, Pedro e Catarina Foto: Arquivo Lux
Redação Lux em 7 de Novembro de 2023 às 18:02

O primeiro-ministro António Costa apresentou no dia 7 de novembro a sua demissão ao Presidente da República na sequência das buscas efetuadas nessa manhã pelo Ministério Público à residência oficial do primeiro-ministro e a ministérios envolvidos em negócios de exploração de lítio em Montalegre.

No seu discurso ao país, Costa evidenciou que o cargo de chefe do Governo não é compatível com qualquer suspeita com a sua integridade: “Quero dizer, olhos nos olhos aos portugueses, que não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou censurável. (...) É, porém, meu entendimento que a dignidade de funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, a sua boa conduta e menos ainda com a suspeita de prática de qualquer ato criminal” .No final, depois dos muitos agradecimentos que dirigiu aos órgãos de soberania, aos membros dos três Governos que presidiu e ao partido, entre outros, foi de voz embargada que se dirigiu à família, particularmente à mulher, Fernanda Tadeu: “Por fim uma palavra muito sentida de agradecimento à minha família, muito em especial à minha mulher por todo o apoio, carinho e sacrifícios pessoais que passou ao longo destes oito anos”.

Fernanda Tadeu foi mulher de deputado, de secretário de Estado, ministro, eurodeputado, número dois do Governo, presidente da Câmara de Lisboa e do primeiro-ministro ao longo destes quase 8 anos. Educadora de infância de profissão, aos 55 anos,  em 2014, aderiu ao programa de rescisões por mútuo acordo e “reformou-se”. Numa entrevista na TVI, em 2021, explicou que “ninguém aguenta 40 anos a trabalhar da mesma forma com crianças. É difícil e as crianças precisam de uma vivacidade que nós começamos a perder.” Disse também que sempre fez o seu “pé de meia” e saiu “sabendo que tinha capacidade económica para ser independente apesar de deixar de trabalhar”.

Sem descanso, contudo, a par dos desafios familiares ditados pelas exigências e desoras do cargo público do marido, Fernanda Tadeu enfrentou um tumor no pulmão ao qual foi operada com sucesso em 2019. “Felizmente era um tumor que estava no seu sítio e não se expandiu. A minha vida voltou ao normal e estou 100% saudável”, disse Fernanda Tadeu no Dois às 10 da TVI em 2021.

O casal, que se conheceu e começou a namorar no liceu Passos Manoel, em Lisboa, casou-se em junho de 1987 e tem dois filhos, Pedro, de 33 anos, e Catarina, de 30. Ao longo destes anos, a família manteve-se sempre muito unida e viveu também momentos de inequívoca felicidade, nomeadamente, o casamento, primeiro do filho mais velho, Pedro, em 2018 com a namorada dos tempos de faculdade, Sara Rocha e, três anos depois o da sua filha Catarina Tadeu Costa com João Rodrigues, que,  depois de adiado um ano por causa da pandemia, se celebrou com o pai cumprindo a tradição de levar a filha pela mão ao altar, em setembro de 2021.

O futuro , ainda que incerto, dará certamente a António Costa o tempo para se dedicar à bonita família que construiu e tempo de qualidade ao lado da mulher. No Palácio de São Bento quando apresentou a sua demissão, Costa negou já qualquer hipótese de recandidatura: “Não me vou recandidatar, que isso fique muito claro. É uma etapa que se encerrou, até porque todos sabemos que os processos-crime raramente são rápidos e não ficaria certamente a aguardar a conclusão do processo para tirar outra ilação. António Costa é alvo de uma investigação autónoma do Ministério Público num inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiçao tribunal superior que tem competência para o fazer, tratando-se de uma alta figura do Estado

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção