PUB
PUB
Nacional
Henrique Gouveia e Melo homenageado no Fórum Ordens Profissionais da Ageas Seguros
Steven Braekeveldt, Ana Rita Cavaco, Henrique Gouveia e Melo
Redação Lux em 7 de Dezembro de 2021 às 12:17

Foi num ambiente informal e de partilha que decorreu, no passado dia 2 de dezembro, pelas 18h, mais uma edição do Fórum Ordens Profissionais promovido pela Ageas Seguros, com o tema "Liderança em tempos de pandemia".

Esta que foi a 3.ª conferência, contou com um painel ímpar, onde se inclui a participação de Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Henrique Gouveia e Melo, vice-almirante e ex-coordenador da task-force da vacinação, e Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, debatendo o futuro, preocupações e oportunidade que o setor da Saúde enfrenta face a esta nova realidade.

A primeira intervenção partiu de Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que abordou a forma de como os enfermeiros foram fundamentais na gestão ao combate à pandemia, sublinhando os baixos números de enfermeiros em Portugal. Sobre esta situação, Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, defendeu estarmos perante um dilema estrutural sublinhando a importância de ser aplicada uma estratégia a longo prazo, já que este é “um problema tipicamente democrático, decorrente de eleições que ocorrem de quatro em quatro anos”.

Fazendo um paralelismo direto entre a necessidade e a importância de uma estratégia a longo prazo, Henrique Gouveia e Melo reforçou que “das coisas mais importantes que eu julgo ter feito no processo, foi aparecer uniformizado e desligar a minha função e a minha missão de qualquer crédulo político”, complementando ainda que “liderança é explicar às pessoas, de forma simples, o que há a fazer para resolver um problema”.

Na conversa, moderada por Camilo Lourenço, Ana Rita Cavaco destacou o papel inigualável de Henrique Gouveia e Melo, referindo que “chegou alguém que nos ia permitir retirar a capacidade máxima daquilo que nos poderíamos fazer em vacinação, porque os enfermeiros vacinam em Portugal desde ‘65”. E quando questionado como foi possível manter uma equipa galvanizada, o vice-almirante não hesita em responder que “todos nós gostamos de trabalhar numa equipa da divisão A. Portanto, a primeira coisa a fazer é criar uma estrutura que ajude as pessoas a melhorar o seu rendimento e passarem para essa divisão A. Esta situação acelera automaticamente o processo.”

O final  foi marcado pela homenagem ao vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, por parte da Ordem dos Enfermeiros, distinguindo o trabalho irrepreensível desenvolvido durante os últimos meses, recordando “a imagem de um homem que chegou mais interessado em ouvir do que falar”, remata Ana Rita Cavaco.

Steven Braekeveldt aproveitou a oportunidade para agradecer e homenagear os dois convidados e todos os Enfermeiros e Profissionais de Saúde, com a entrega de dois bonsais a Ana Rita Cavaco e a Henrique Gouveia e Melo, símbolos da dedicação de ambos em cuidar de todos, no dia a dia, tal como se deve fazer com um bonsai. Os bonsais foram entregues por crianças, que simbolizaram o nosso futuro enquanto Humanidade, que os Profissionais de Saúde ajudaram a proteger.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção