PUB
PUB
Nacional
Projeto 'Retratos Contados' nasce para 'eternizar as pontes de amor entre avós e netos'
Retratos Contados - Alice Vieira
Redação Lux em 8 de Maio de 2020 às 09:16

Um projecto único, inovador e diferenciador. Assim se apresenta  'Retratos Contados' iniciativa criada por Nélson Mateus para falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós.

"Nos Retratos Contados, pretendemos eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afectos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações…Que emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente …Falar dos que o avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…", enuncia o projeto.

“Avós e Netos na vida da Alice Vieira” é o testemunho da escritora portuguesa Alice Vieira.

A minha avó foi a minha prima Maria Lúcia Namorado  (jornalista no “Diário de Lisboa” e directora de uma revista de grande sucesso  chamada “Os Nossos Filhos”(1942-1958), onde colaboraram todos os grandes nomes da cultura  desse tempo. Não sei o que teria sido a minha vida sem ela. Sempre pronta a ouvir-me, fosse a que horas fosse. E evitou que eu fizesse muitas asneiras…Um dia fugi de casa. Fui ter com ela (para além de jornalista trabalhava na Fundação Sain  com o psiquiatra Martinho do Rosário –mais conhecido por Bernardo Santareno) e lá lhe contei tudo.Ela levou-me para casa dela, e fiquei lá uns dias até acalmar, e ela me convencer que, para sair de casa eu tinha de depender de mim própria e de mais ninguém, por isso era preciso continuar a estudar para arranjar uma profissão, e então fazer da minha vida o que quisesse. Aprendi a lição e comecei a trabalhar no “Diário de Lisboa” aos 18 anos. Já morreu há 20 anos e todos os dias sinto a falta dela. Quanto aos meus netos—têm aldeia e têm avós. Não precisaram de inventar nada.

Veja o "Retrato Contado" completo, aqui!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção