André Jordan morreu aos 90 anos na madrugada passada, avança o Jornal de Negócios.
Empresário de referência do turismo nacional, André Jordan, nascido na Polónia em 1933, foi o criador da Quinta do Lago e do Belas Clube de Campo, entre outros projetos.
André Jordan será sempre recordado como um dos grandes impulsionadores do turismo em Portugal.
O seu corpo será velado na Basílica da Estrela, em Lisboa, este domingo, dia 11 de fevereiro, entre as 18 e as 22h. Na segunda-feira, dia 12 de fevereiro, será realizada uma missa pelas 10 horas.
De acordo com a informação no site Grupo André Jordan, o empresário era natural da Polónia, mas cresceu no Brasil, país onde a família procurou refúgio em 1940, em fuga das perseguições nazis na Europa. Veio para Portugal em 1971 para criar a Quinta do Lago, no concelho de Loulé, tendo adquirido dupla cidadania, brasileira e portuguesa.
No final da década de 80, após a venda da Quinta do Lago assumiu em Londres o cargo de administrador executivo da Bovis Abroad, empresa do Grupo Bovis dedicado aos negócios imobiliários internacionais, com projetos em Espanha, Portugal e no Caribe, incluindo o famoso La Manga Club, no sul de Espanha.
Em 1995, adquiriu a Lusotur, proprietária de Vilamoura, empresa que foi vendida a investidores espanhóis em 2006.
Na região de Lisboa, fundou o projeto Belas Clube de Campo, no concelho de Sintra.