PUB
PUB
Nacional
Patrícia Araújo em 9 de Outubro de 2020 às 18:00
Cuca Roseta protagoniza momento de fusão de fado e meditação: 'Foi mesmo um momento como já tive poucos na vida'

Cuca Roseta protaginizou um dos pontos altos desta edição do Wanderlust LIVE,  juntando-se a Rute Caldeira, professora de Yoga & Meditação, com a sua participação especial ao vivo numa inédita experiência de fusão de meditação e fado, que comoveu os participantes no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, e remotamente, através de uma plataforma online de acesso livre e global.

A Lux falou com a fadista de 38 anos sobre esta experiência, cujos primeiros passos nasceram na altura da quarentena quando se uniu num direto com Rute Caldeira. "Correu tão bem que milhares de pessoas pediram para repetir e foi aí que o Wanderlust nos fez este convite que foi uma das nossas maiores alegrias, pisarmos o palco do Wanderlust juntas e cruzarmos as nossas artes". Cuca Roseta descreve o momento que viveu no Wandelust como Único e muito especial, consagrando-o, inclusive, com um dos momentos mais emocionantes da sua carreira e confessa-nos os benefícios infindáveis que a meditação trouxe à sua vida.

Como surgiu esta ideia de ligar o fado à meditação?

Eu conheci a Rute Caldeira no primeiro ano que fui ao Wanderlust. Fui fazer as aulas de yoga e, por acaso, fiquei para a meditação. A meditação era com a Rute e foi tão forte, marcou-me tanto que eu saí dali convencida de que teria de a conhecer e de falar com ela. Por engraçado que pareça, ela, que tinha 3000 pessoas à frente, também diz que sentiu o mesmo e então começámos uma à procura da outra. A partir daí comecei a fazer as aulas de meditação da Rute que mudaram a minha vida. Criou-se uma amizade gigante e na quarentena resolvemos fazer um directo com esta ideia, de eu cantar umas músicas e ela fazer uma meditação. Correu tão bem que milhares de pessoas pediram para repetir e foi aí que o Wanderlust nos fez este convite que foi uma das nossas maiores alegrias, pisarmos o palco do Wanderlust juntas e cruzarmos as nossas artes. 

Como descreveria a experiência desse momento que tem sido descrito por todos como tão comovente e especial no Wanderlust?

Foi mesmo um momento como já tive poucos na vida, daqueles que nos dá uma alegria tão plena que de repente tudo faz sentido à nossa volta. Daqueles que se sentiu que qualquer coisa de divino se passou ali, tivemos uma estrelinha, uma luz, fomos iluminadas para aquele momento e a plateia sentiu essa magia e portanto tornou se um dos momentos mais emocionantes, segundo o meu manager, da minha carreira. Eu confesso que juntar os cânticos espirituais ao fado, os mantras ao fado tem um sentido muito especial para mim. Sempre tive uma ligação muito forte com a Índia e a cultura indiana e foi realmente magnífico. 

Há quanto tempo pratica meditação e o que sente que trouxe à sua vida?

Comecei a meditar há três anos com a Rute mais a sério. Já prático yoga há 6 anos por isso sempre depois da prática de yoga eu já meditava, e durante um ano da minha vida eu meditei muito, mas sempre em silêncio, com a meditação guiada da Rute ou os yoga Nidra da minha irmã Inês Roseta que, entretanto, se tornou uma grande professora de yoga e tem um site incrível para ensinar a meditar. A meditação passou a ser uma prática comum. Os benefícios que trouxe à minha vida? São infindáveis, mas acima de tudo o vício que é sentir-me sempre feliz, e cheia de energia, mesmo perante as maiores adversidades. Sentir que tenho mais discernimento perante situações mais complexas e paz de espírito perante o stress imenso que causa o ritmo alucinante que a minha vida de artista me exige.

Com que regularidade e quanto tempo pratica meditação? Todos os dias? Costuma fazê-lo com música?

Todos os dias medito depois da prática do yoga, sim com música, normalmente meia hora no mínimo, tudo depende do tempo que tenho. Se tiver todo o tempo do mundo, no mínimo uma hora sim. Tenho uma playlist das músicas com que gosto de meditar e também dos meus mantras preferidos. Também tenho alguns mantras gravados pela minha professora Isa Guitana e adoro ouvi-la cantar. E às vezes medito antes de dormir também, ou com uma meditação do site da minha irmã Inês bravemaryan.com, ou com meditações da Rute caldeira que vou buscar ao site dela ou ao YouTube. Isso garante-me uma noite descansada.

O Wanderlust LIVE, uma parceria com a Médis, realizou-se no dia 27 de setembro, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa. A grande novidade deste ano foi o facto de o evento permitir juntar os participantes no local e também remotamente, através de uma plataforma online a partir da qual o acesso foi livre e global.Ao  longo do dia, houve várias aulas de yoga com os melhores professores de yoga nacionais como Filipa Veiga, Isa Guitana, Sara Hu, Lisa e Nazareno e várias talks sobre o bem-estar e vida saudável com a participação de Cátia Curica, Cuca Roseta, Filipa Veiga, Sofia Mano e Inês Gaia, entre outras speakers.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção