PUB
PUB
Nacional
Inês de Vasconcellos lança o seu primeiro álbum, Amplexo
Inês de Vasconcellos lamça o seu primeiro álbum, Amplexo
Redação Lux em 10 de Maio de 2021 às 18:02

Inês de Vasconcellos,  uma das mais recentes promessas do Fado, lança o seu primeiro álbum já no dia 21 de maio

“Amplexo”, o seu primeiro disco, é produzido por Ricardo Cruz (responsável pela produção de dezenas de álbuns de enorme sucesso nas carreiras de António Zambujo, Ana Moura ou Cristina Branco) e editado pela Museu do Fado Discos e conta com 11 temas originais.

Em “Amplexo”, Inês de Vasconcellos dá voz às palavras de autores como Vasco Graça Moura, Maria do Rosário Pedreira, Capicua ou Fernando Pinto do Amaral (entre outros) e composições de mestres como Mário Pacheco, Tiago Machado, Ricardo Cruz ou Edu Mundo. Para além destes, o disco conta ainda com a colaboração de autores incontornáveis como Rogério Charraz, Valter Rolo ou Flávio Gil. Também de realçar que Inês de Vasconcellos assina ela própria a letra de “Olhar” e a música de “Fado do desespero”.

A acompanhar Inês nesta aventura estão quatro exímios executantes: Luís Guerreiro na Guitarra Portuguesa, Bernardo Viana e Luís Pontes nas violas e Ricardo Cruz no Baixo. As gravações – que decorreram na Casa da Levada, em Vila Real e nos Estúdios Pé de Vento -, misturas e masterização ficaram a cargo de Fernando Nunes.

Inês de Vasconcellos  promete nesta estreia transportar-nos para o que há de mais etéreo e estético na música, sem perder o contacto com as raízes mais profundas do Fado.

“Inês era pássaro, era fogo que se desata. Talvez por isso tenha querido o Fado, esse vício que alastra. Vê-la agora, subir ao palco do mistério e do sentimento é vê-la mulher, senhora da voz e dos silêncios. Sejamos a brisa que a acaricia, o regaço que a recebe, o aplauso que a celebra., diz Manuel Luís Goucha.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção