Nacional
Redação Lux em 11 de Outubro de 2019 às 18:00
Fotos: Aos 31 anos, Patrícia Carrilho é a fundadora e event planner da Menta Dourada

Sonhadora, ambiciosa, perfecionista são os adjetivos que melhor definem Patrícia Carrilho. Licenciada em Marketing, trabalhou durante uma década na indústria farmacêutica. Depois de ser mãe, investiu na sua grande vocação para a organização de festas. Criou, “do zero”, a empresa Menta Dourada, que hoje é uma referência nacional na organização de festas e consolidou a sua formação com uma pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. A Lux foi conhecer melhor a inspiradora empresária, de 31 anos, e a sua história de sucesso.

Lux – Como surgiu a Menta Dourada?
Patrícia Carrilho – A ideia dos eventos surgiu um pouco na sequência do batizado da minha filha, Maria Leonor, e pelo facto de poder gerir este projeto com a minha profissão, na altura. Como os eventos, na sua maioria, são ao fim de semana, seria mais fácil.

Lux – Como surgiu o nome?
P.C. – Fui eu que me lembrei desta combinação, Menta Dourada, porque adoro estas cores e pelo seu significado. O dourado pelo lado da sofisticação, valor, cuidado, brilho, e a Menta pelo lado mais fresco e natural... No fundo, era isto que queria transmitir nos meus eventos.

Lux – Como cresceu a empresa?
P.C. – Acredito que sozinhos não vamos muito longe. Só em equipa é que os projetos avançam e fazem sentido! Hoje, já somos sete pessoas! Esta empresa é uma família.

Lux – Que papel têm as redes sociais no seu trabalho?
P.C. – A grande maioria dos clientes chega-nos por essa via e, mesmo os que vêm com referências, antes de chegarem até nós, já foram fazer a sua “triagem” nas redes sociais.

Lux – Qual crê ser a grande diferenciação da Menta Dourada?
P.C. – Gostamos que as pessoas nos conheçam, que saibam em quem estão a depositar a confiança num dia tão especial e importante. As pessoas são a nossa grande diferenciação. A minha equipa é também uma primeira prioridade! Se estiver bem, tudo está bem!

Lux – Como surgiram os cursos?
P.C. – Como somos já uma referência neste mundo das festas, as pessoas procuram-me para que possa ensiná-las a organizar e decorar um evento e tenho todo o gosto nisso! Temos uma política de trabalho muito “particular”, somos uma empresa aberta a todas as pessoas, chegamos muitas vezes a “orientar” outras empresas.

Lux – Como é, em linhas gerais, um dia normal de trabalho?
P.C. – Durante a semana, o horário é normal; muito trabalho de escritório, ando mais em reuniões e a tratar de assuntos. Quando chega a sexta, ficamos fechadas no atelier a preparar os materiais: flores, logística, etc., para os eventos do fim de semana. Sábados e domingos podemos começar o dia às 4h da manhã e não temos hora para chegar a casa...  

Lux – O segredo de uma festa passa pela decoração e pelo ambiente criado?
P.C. – Sem dúvida! São os detalhes e o cuidado que fazem toda a diferença! Costumo dizer sempre que um “pormenor” é um “PORmaior”!

Lux – Como gere o trabalho com a vida familiar com dois filhos pequenos?
P.C. – Tento que eles nunca sintam a minha “ausência”. Durante a semana, levo-os sempre ao colégio e tento ir buscá-los. Como tenho apoio em casa, consigo estar 100% dedicada a eles... Gosto de ser eu a dar-lhes o banho. Visto-lhes os pijamas, brincamos e jantamos sempre todos juntos. Quando vão dormir, trabalho mais um pouco ao computador.

Lux – E os momentos a dois, do casal, como são preservados?
P.C. – Todas as semanas, tento ter um jantar a dois com o meu marido. Ele é médico e também trabalha imenso. Os nossos horários são sempre uma loucura! Tentamos reservar um fim de semana por mês para os dois. Deixamos as crianças nos avós.  

Lux – Tem uma boa rede de apoio?
P.C. – Tenho a sorte de ter uma família incrível e os avós, de ambos os lados, estão sempre dispostos a estar com os netos! Como cresci com os meus avós, sei bem como é bom e importante esse convívio.

Lux – O que destaca na decoração da sua casa?
P.C. – Sou muito exigente com a arrumação e limpeza! Depois, privilegio uma decoração sóbria, tons suaves como o verde, o bege, as madeiras... alguns apontamentos dourados. Flores nunca faltam em casa e muitos pontos de luz!

Lux – Todas as datas especiais são comemoradas com festas? P.C. – Em casa comemoramos a Páscoa, o Natal e a Passagem de Ano! E todos os aniversários, claro! Adoro o Natal, adoro todos os preparativos, a decoração da árvore, os embrulhos, a mesa de doces...

Lux – Como reagem as crianças? Participam? Entusiasmam-se?
P.C. – As crianças adoram! Dou imensas vezes com eles a brincarem às festas. Cá em casa nunca faltam balões, descartáveis decorados, velas… Até os nenucos têm festas de aniversário em grande e eu não posso entrar até estar tudo pronto. [risos]

Lux – Sobra tempo livre, para si?
P.C. – Pouco, mas sim. Aproveito para ir almoçar com amigas, porque é o meu ‘combustível’ para aguentar umas boas tardes e noites de trabalho! Como acabo por fazer algumas viagens, aproveito também essas alturas para “estar comigo”, passear pelas ruas, ler um livro. Na verdade, sou muito feliz a trabalhar!

Lux – Que cuidados tem com a sua imagem?
P.C. – Acho muito importante cuidarmos da nossa imagem e faço quase tudo em casa: o cabelo, a minha make-up... Tenho bastante cuidado com a pele, a nível de proteção e faço tratamentos de corpo.

Lux – Que hobbies tem?
P.C. – Adoro uma boa tarde em casa sozinha, ou então, um passeio com as crianças, viajar, ir a um bom restaurante…

Lux – Quais são os seus maiores desejos em termos profissionais e pessoais?
P.C. – A nível profissional é que a Menta Dourada continue a crescer, que melhore a cada dia, proporcionando momentos bonitos e felizes ao nossos clientes e amigos e que possamos abraçar novos projetos nesta área. A nível pessoal, só posso pedir que os meus filhos continuem a crescer felizes e em harmonia!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção