Nacional
Cristiano Ronaldo é o líder absoluto entre as figuras públicas portuguesas com maior notoriedade, revela estudo
Cristiano Ronaldo - Digital - Vencedores Personalidades Masculinas Lux 2019 Foto: DR
Redação Lux em 12 de Maio de 2020 às 11:04

Cristiano Ronaldo é o líder absoluto entre as figuras públicas portuguesas com maior notoriedade espontânea, conclui a edição de 2020 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, realizado pela Marktest.

Segundo o mesmo, Cristina Ferreira ocupa o segundo lugar deste ranking e encurta distância para o futebolista face à edição de 2019.

O internacional português foi o mais citado espontaneamente pelos inquiridos, com mais de metade (51%) do total de referências por parte dos inquiridos, quando solicitados a identificar figuras públicas portuguesas.

Na segunda posição do ranking, a apresentadora da SIC surge com 44,5% de referências espontâneas. Cristina Ferreira é assim a primeira mulher da lista de figuras públicas com maior notoriedade espontânea e reconhecimento junto dos portugueses.

Face à edição do ano passado deste estudo, de resto, Cristina Ferreira encurta a distância para Ronaldo na liderança das figuras públicas mais citadas pelos portugueses, para 6 pontos percentuais de diferença.

O pódio deste ranking em 2020 é ocupado por outro apresentador de televisão, Manuel Luís Goucha, da TVI, com 19,1% de referências.

Ruy de Carvalho e Herman José completam a lista das cinco principais referências, indicados respetivamente por 10% e 9.6% dos inquiridos.

No Top10 de personalidades mais citadas de forma espontânea (sem sugestão de respostas possíveis) surgem ainda Rita Pereira, Ricardo Araújo Pereira, Pinto da Costa, Mariza e Catarina Furtado.

Cristiano Ronaldo liderou também, de forma destacada, a lista de figura pública com maior notoriedade espontânea top of mind (ou seja, o primeiro nome referido nas respostas): com 32.8% de referências, o nome de Ronaldo foi aquele que mais vezes iniciou o leque de respostas dos inquiridos.

Neste particular, o pódio manteve-se, com Cristina Ferreira a ocupar a segunda posição (12.1%) e Manuel Luís Goucha a terceira (2,9%). A lista dos dez nomes mais referidos em primeiro lugar pelos inquiridos contempla ainda Nelson Évora, Ruy de Carvalho, Herman José, Rita Pereira, Pinto da Costa, Rosa Mota e José Mourinho.

Além de liderar em notoriedade espontânea, Cristiano Ronaldo lidera também o estudo na vertente de notoriedade total (critério que acumula a notoriedade espontânea com a notoriedade sugerida numa lista de 66 nomes). Neste parâmetro, o nome do futebolista foi reconhecido por 96,4% dos entrevistados.

O ator e apresentador Fernando Mendes foi o segundo mais reconhecido, por 95.2% dos inquiridos, e Mariza ficou em terceiro com 94.9%. Herman José e Manuel Luís Goucha obtiveram o mesmo valor (94.2%). Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e a apresentadora Fátima Lopes, todos com mais de 93% de notoriedade total, completam a lista das dez personalidades mais conhecidas pelos portugueses.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção