PUB
PUB
Nacional
José Rodrigues dos Santos lança 'O Mágico de Auschwitz'
José Rodrigues dos Santos com a mulher, Florbela Cardoso, e a filha mais nova, Inês Foto: João Cabral/Lux
Redação Lux em 12 de Outubro de 2020 às 18:38

Acaba de ser lançado “O Mágico de Auschwitz”, o vigésimo primeiro livro de José Rodrigues dos Santos.

Em declarações à Lux, o escritor explicou o porquê da escolha deste tema.  

“Conheci um judeu, ainda vivo, que se tornou mágico de Auschwitz pois conheceu no campo de concentração um grande mágico da época. Achei que era interessante contar a sua história, intercalada com a história de Francisco, um português que se alistou nas SS para tentar salvar a sua namorada russa, deportada para Auschwitz”.

Trata-se de “um romance de amor, uma história de amizade, a esperança no meio da tragédia. Em suma, a magia da vida”, acrescentou o pivô da RTP1. “O Mágico de Auschwitz” é o primeiro de dois volumes.

O segundo, “O Manuscrito de Birkenau”, será apresentado em novembro.

Questionado sobre se, mais de vinte livros depois, ficam ainda muitas histórias por contar, o autor de “Vaticanum”, que se tornou no livro mais vendido em Portugal em 2016, referiu:

“O mundo está cheio de histórias e a única coisa que lamento é não ter tempo para as contar todas. Mas vou contando uma de cada vez.”

O novo livro de José Rodrigues dos Santos foi apresentado pelo ilusionista Luís de Matos, na Sociedade de Geografia, em Lisboa, e contou com a encenação de um excerto do romance pela Companhia de Teatro Fatias de Cá e com a interpretação de música de origem judaica pelo cantor litúrgico David Alhadeff.

José Rodrigues dos Santos contou ainda com a presença da mulher, Florbela Cardoso, e da filha mais nova, Inês.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção