PUB
PUB
Nacional
'Retratos Contados': O testemunho de José Avillez
'Retratos Contados': O testemunho de José Avillez
Redação Lux em 13 de Novembro de 2020 às 10:00

Nos "Retratos Contados", o Chef Jose Avillez relembra os avós.

O meu avô Domingos nasceu em 1914, já em plena Primeira Guerra Mundial, quando fez 4 anos a Guerra termina com 22 Milhões de mortes. Logo depois, uma pandemia global, a gripe espanhola, mata mais de 40 Milhões de pessoas. O meu avô tinha 6 anos nessa altura.
Com 15 anos sobrevive à maior crise económica de sempre. Que provocou milhares de falências, desemprego sem precedentes e muitas pessoas morreram à fome no mundo inteiro. Quando tinha 19 anos os nazis chegam ao poder e com 25 anos começa a Segunda Grande Guerra mundial, que acaba quando o meu avô tem 31 anos e com 60 Milhões de mortes.
Até aos 61 anos viveu ainda a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnam e do ultramar onde teve um filho a combater nos comandos. O meu querido Tio Luís.
Casou com a minha avó Babette, teve 7 filhos. Viu nascer mais de 20 netos e 40 bisnetos. Foi campeão nacional de ténis e trabalhou no campo até aos 85 anos. Poeta e Engenheiro agrónomo. Uma das pessoas mais trabalhadoras, lutadoras, honestas e inspiradoras que alguma vez conheci. Viveu feliz até aos 96 anos de idade depois de mais de 60 anos de casado.

Veja aqui o seu testemunho!

Um projecto único, inovador e diferenciador. Assim se apresenta  "Retratos Contados" iniciativa criada por Nélson Mateus para falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós.

"Nos Retratos Contados, pretendemos eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afectos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações…Que emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente …Falar dos que o avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…", enuncia o projeto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção