Com emoção e muitos, muitos aplausos. Assim foi vivido o momento em que o público do Coliseu do Porto cantou os “Parabéns” a Ruy de Carvalho, pelos seus 96 anos de vida. Uma bonita homenagem de todos os que seguem e admiram a carreira do ator que, no dia do seu aniversário, 1 de março, voltou a subir ao palco para interpretar a peça “A Ratoeira”, de Agatha Christie.
No final da apresentação, na companhia do restante elenco, o artista foi surpreendido com um bolo de aniversário e brindado com muitas salvas de palmas. Um gesto que o deixou com “poucas palavras”, mas com muita gratidão e amor. “Meus queridos amigos, poucas palavras... Muito amor e muito obrigado pelo vosso carinho! Parto feliz quando partir”, exclamou Ruy de Carvalho perante a plateia. Além do apoio do público, o ator contou com o carinho de familiares, como o neto, Henrique de Carvalho, que o acompanha na peça “A Ratoeira”, e os filhos, João e Paula de Carvalho.
“É uma grande felicidade tê-lo ainda comigo, isso é que é muito importante”, realça à Lux a filha do artista, acrescentando que “o facto de ele ainda estar a trabalhar e ter 96 anos” é um extra que lhe traz força e jovialidade: “Acho que o segredo está exatamente no facto de ter projetos e de achar que a vida é para ser vivida. Ele nasceu para isto, nasceu para fazer aquilo que faz e que gosta. Enquanto tiver esses projetos, e como trabalha a cabeça, esta não o deixa envelhecer. Ele diz que, por dentro, tem 18 anos.”
E, como agradecimento, nada melhor para um artista do que o reconhecimento do público. “O trabalho que ele tem feito ao longo da vida, aquilo que ele leva das palmas, das ovações, de carinho... é a parte mais importante que lhe aconteceu ao longo da vida toda, nestes quase 81 anos de carreira. É muito bonito e era tão bom que tanta gente tivesse esta sorte”, considera Paula de Carvalho.