PUB
PUB
Nacional
Gouveia e Melo confirma que é candidato à Presidência da República
Almirante Gouveia e Melo - Apresentação do livro 'Os Políticos são todos iguais' Foto: Tiago Frazão/Lux
Redação Lux em 14 de Maio de 2025 às 18:00

O almirante Gouveia e Melo confirmou que vai candidatar-se à Presidência da República, com anúncio oficial marcado para o próximo dia 29 de maio. Em declarações exclusivas à Renascença, afirmou com clareza: “A minha decisão é avançar com a minha candidatura à Presidência da República... Ela será anunciada formalmente no dia 29 de maio.”

Gouveia e Melo justificou esta mudança de posição com a evolução do contexto internacional e da situação interna em Portugal. Referiu a escalada da guerra na Ucrânia, a crescente tensão na Europa, o regresso de Donald Trump à presidência dos EUA e a instabilidade política nacional como fatores que o fizeram repensar. “O mundo mudou bastante... Estamos perante uma nova tentativa de edificação de uma ordem mundial que pode ser perigosa”, alertou.

Quanto ao estilo de liderança, assumiu ser muito diferente de Marcelo Rebelo de Sousa, embora sem o criticar diretamente. Garantiu que, caso seja eleito, terá uma abordagem distinta: “Somos pessoas muito diferentes e, caso os portugueses considerem que eu tenho condições para ser Presidente da República, a minha forma de atuar será muito diferente do atual Presidente.”

Apesar de evitar influenciar as legislativas de 18 de maio, reconheceu que o tempo para manter o segredo estava a esgotar-se: “Seria, como se diz (risos), um segredo muito mal guardado.”

O calendário escolhido por Gouveia e Melo mereceu críticas dos partidos, uma vez que o antigo Chefe do Estado-Maior da Armada tinha prometido anunciar uma decisão só depois das Legislativas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção