Nacional
Rentrée do Âmbito Cultural do El Corte Inglés
Rentrée do Âmbito Cultural do El Corte Inglés
Redação Lux em 14 de Agosto de 2019 às 15:35

Após as férias de Verão a rentrée do Âmbito Cultural do El Corte Inglés vai trazer, já a partir de Setembro, mais de 50 actividades culturais desde Cursos, conferências, lançamento de livros, oficinas, workshops, debates e concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e da Orquestra Sinfónica Juvenil.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site ambito-cultural.elcorteingles.pt no caso do El Corte Inglés de Gaia Porto e, para a participação em actividades no Âmbito Cultural de Lisboa, as inscrições devem ser feitas no Ponto de Informação, no Piso 0, do El Corte Inglés de Lisboa.

As Salas de Lisboa abrem portas dia 6 de Setembro com um Concerto de Música de Câmara com os Solistas da Metropolitana. O octeto de sopros, sob a Direcção Musical de Sally Dean, irá  interpretar W. A. Mozart Serenata N.º 12, em Dó Menor, KV 388 e L. v. Beethoven Octeto em Mi Bemol Maior, Op. 103.

Dia 12 do mesmo mês José Jorge Letria lança o seu novo livro "Os Vencidos da História", que será apresentado por Nicolau Santos, com uma actuação musical de Carlos Alberto Moniz.

Uma semana depois é Álvaro Laborinho Lúcio quem lança o seu mais recente livro, "O Beco da Liberdade".

A 29 de Outubro decorre a conferência "Mediterrâneo, vinho e gentes", com João Paulo Martins, fruto de uma parceria com o Festival Olhares do Mediterrâneo.

Na edição que marca o regresso das férias e a rentrée em Lisboa, destaque para o Ciclo de Conferências “A emergência da Ética”, por António Bagão Félix. A começar em Setembro e Outubro, o Âmbito Cultural tem os Cursos de Escrita Criativa com José Couto Nogueira, Tema e Variações: cinco sessões de encontro e reflexão entre a música e as artes, com Martim Sousa Tavares, História do Cinema em 10 episódios e ½, com António-Pedro Vasconcelos e História de Arte com José Carlos Pereira.

O Ciclo Pensar Portugal, resultado de uma parceria entre o El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos para Pensar Portugal, tem também datas marcadas com oradores de excelência. Dia 27 de Setembro, José Mendes Ribeiro lança o livro ‘Saúde Digital que trará este tema a debate com Maria de Belém. No dia 25 de Outubro a conferência será em torno do livro “Quinas e Castelos, sinais de Portugal”, de Miguel Metelo de Seixas.

Nas Salas de Âmbito Cultural, serão também lançados novos livros, tendo seis apresentações já data marcada: dia 12 de Setembro "Os Vencidos da História", de José Jorge Letria, dia 19 de Setembro "O Beco da Liberdade", de Álvaro Laborinho Lúcio, dia 20 de Setembro "O Tricot da Luísa para Bebés", de Luísa Ló, dia 25 de Setembro "Comunicar Com Sucesso", de Sandra Duarte Tavares, dia 3 de Outubro "Amantes de Buenos Aires", de Alberto S. Santos e dia 17 de Outubro "Álvaro Cunhal - Retrato pessoal e íntimo", de Adelino Cunha.

No dia 24 de Setembro pode-se ainda assistir à Conferência “Histórias inéditas sobre Constantin Brancusi”, com Álvaro Lobato de Faria e Sofia Marçal, organizada em parceria com a Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa.

No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Música e pode ainda assistir a um concerto com os Solistas da Orquestra Sinfónica Juvenil que irão interpretar obras de Bach, Mozart, Strauss, Boccherini e Gardel.

A 18 de Outubro será visualizado o filme “O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes, que será apresentado por Miguel Real.

No Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia Porto a agenda é também rica em várias actividades como cursos e oficinas. Dia 29 de Setembro começa o workshop infantil com o Mundo Científico (Pintar com tintas naturais) e, dia 23, do mesmo mês inicia-se o curso “Paris, Cidade Luz”, com José Manuel Tedim, seguindo-se os cursos ‘"Uma História Fabulosa e Secreta do Mundo" com Vítor Teixeira a partir de dia 2 de Outubro, e "O Amor em três Dimensões (Eu, Tu e Nós)", com Tiago Sá Balão a partir de 16 de Outubro.

Dia 8 de Outubro haverá ainda um workshop de Doçaria com o Chef Sandro Silva, dia 10 de Outubro um workshop Vinhos fora do Baralho: “Vinhos de Outono”, com José Silva, dia 13 de Outubro um workshop Olaria com Teresa Branco do Atelier “Brâmica” e dia 19 de Outubro um workshop de Fotografia com Rui Pires, Embaixador Leica.

Como já é habitual, na última quinta-feira de cada mês, realizam-se os Jantares Vínicos no Restaurante do Piso 6 do El Corte Inglés Gaia Porto. No dia 12 de Setembro realiza-se um Jantar Cervejeiro em colaboração com a DCN Beers.

A programação e todas as informações sobre o Âmbito Cultural podem ser consultadas na página http://ambito-cultural.elcorteingles.pt ou através do Magazine na página http://catalogos.elcorteingles.pt/ElCorteIngles/ambito-cultural/magazine-setembro-outubro-2019/

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção