PUB
PUB
Nacional
Chef Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, publica novo livro sobre bacalhau para os mais novos
Chef Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, publica novo livro sobre bacalhau para os mais novos
Redação Lux em 15 de Junho de 2021 às 18:00

Depois do livro “Hoje, Diogo Rocha” (2016) e “Queijaria do Chef” (2019), um guia sobre queijos portugueses, o bacalhau é o senhor que se segue nos produtos eleitos por Diogo Rocha e o Fotografo Mário Ambrózio/RawStudio para darem a conhecer o melhor da gastronomia portuguesa.

 “O bacalhau é um daqueles produtos que melhor nos representa como povo, com momentos familiares e de celebração à volta do seu consumo e preparação. O seu simbolismo e versatilidade entusiasma-me como cozinheiro, remetendo-me sempre para Portugal e para óptimos momentos passados com a minha família”, afirma Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos, em Viseu. 

A relação dos Portugueses com o bacalhau é uma história com centenas de anos, vista por muitos como “estranha”. Tendo uma costa de centenas de quilómetros que lhe assegura peixe fresco, o povo luso mantém uma predilecção, para muitos inexplicável, por este peixe seco e salgado – que encontrou 1001 maneiras diferentes de confecionar. Desde o tempo dos vikings, no século XIV, que se começou a salgar bacalhau, e desde a Idade Média que este começou a ser consumido em Portugal (e pescado nos mares da Terra Nova pelos Lusitanos). Hoje, Portugal continua a ser o país do mundo que mais consome bacalhau salgado.

De então para cá, muito se evoluiu na forma de fazer e servir o bacalhau – e o chef Diogo Rocha, que o serve desde a primeira carta que criou para o Mesa de Lemos, em 2014, que o diga. Esse é o tema do seu último livro, que elege o “fiel amigo” para o tornar mais apelativo às gerações mais novas que ainda torcem o nariz quando os pais informam que o jantar é bacalhau. O livro “Mãe, Hoje é Bacalhau à Chef Diogo Rocha” (Casa das Letras), dedicado a Maria de Lurdes Modesto, apresenta 30 receitas de bacalhau, organizadas por três graus de dificuldade, em que se incluem receitas mais acessíveis para massas e molhos, e algumas actividades divertidas para os mais novos.

Este peixe que é um ícone da gastronomia portuguesa encontra-se agora nas páginas deste livro, patrocinado pela Lugrade – empresa que reúne o amor de duas famílias, Lucas e Grade, em torno do bacalhau e do sonho de trazer aos portugueses o melhor bacalhau do mundo. Na obra, Tobias, o membro mais novo da família Lugrade, ajuda o Chef Diogo Rocha a despertar o interesse dos mais novos a cozinhar com bacalhau, a experimentar receitas e a atribuir pontuações a cada uma delas, bem como a serem criativos e inventivos com as suas famílias.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção