Wm vésperas do seu 25º aniversário, (29 de junho) João Francisco Lima, filho do ator Pedro Lima que nos deixou em junho de 2020, lançou o livro de poemas e reflexões “Já não sou o que era agora mesmo – Divagações de uma alma inquieta” onde partilha a experiência pessoal do luto para ajudar outras pessoas.
“Escrevi o primeiro poema para o meu pai, para o que seriam os 50 anos dele. Foi muito duro, exigente, emocionalmente, mas foi muito positivo. Sentia-me aliviado, de certa forma, depois da escrita”, confessou João Francisco admitindo que o processo de escrita foi uma “expiação” que o ajudou a estruturar os sentimentos”. O jovem, que foi atleta de alta competição, representou as seleções jovens lusas em râguebi e vive atualmente em Dublin, na Irlanda, onde trabalha numa empresa tecnológica multinacional, advoga pela saúde mental e admite orgulho nesta sua obra: “São poucos os momentos na minha vida que me lembro de parar para apreciar algo que construi, conclui ou conquistei. Este é definitivamente um deles. Eternizei os meus pensamentos, a minha intimidade, a minha existência no papel. Espero que quem o ler se sinta mais compreendido, mais humano, menos sozinho".
Na apresentação contou com o carinho e apoio de amigos e da família. A mãe, Patrícia Piloto, expressou à Lux o seu imenso orgulho: “O João Francisco sempre mostrou ter uma maturidade acima da média, mas agora revelou uma profundidade de pensamento que até a mim me surpreendeu. Só um Homem com uma inteligência emocional muito grande, se permite dar a conhecer o seu estado de alma, num processo tão duro como o luto. O percurso que tem estado a fazer como defensor da saúde mental, materializa-se agora neste livro que para além de ter servido como processo de auto conhecimento, servirá certamente para ajudar muita gente a aprofundar a reflexão sobre o seu estado de espírito. Não podia estar mais orgulhosa pelo meu filho, que me tem ensinado também a olhar para a vida,com uma nova visão”.
Ao lado, também Lúcia Piloto, avó embevecida, exalta João Francisco. “O meu neto sempre foi um miúdo especial. Sempre curioso, com uma necessidade de aprender e compreender rudo o que estava à sua volta. Estou super orgulhosa pela forma como ele nos tem ensinado a ver a vida numa perspetiva tão positiva. Este livro é um reflexo da alma e uma inspiração para quem precisa de ajuda e que de alguma forma se revê no mesmo. Como ele mesmo diz, uma chama que se acende para ajudar a iluminar quem mais precisa. Que se mantenha sempre iluminado”, disse à lux.
A apresentação do livro coube à grande amiga do pai, a atriz Fernanda Serrano que confessou a sua emoção à Lux: “De repente, estou a apresentar o primeiro e muito intenso livro, do ‘miúdo’ que se fez ‘Homem’ num ápice! Assim percebemos como tão depressa corre a vida! E que orgulho foi estar ali, ao lado de alguém tão especial para alguém tão importante para mim! Foi um privilégio enorme fazer parte deste processo tão bonito. E desta forma”.