PUB
PUB
Nacional
Marcelo Rebelo de Sousa inaugura nova casa da Ajuda de Berço
Inauguração da nova casa da Ajuda de Berço Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República Portuguesa
Redação Lux em 15 de Outubro de 2021 às 14:56
No ano em que celebra 23 anos de missão, a Ajuda de Berço abriu as portas da sua terceira casa. Situada na Rua Jorge Barradas, em Benfica, a Casa Nova vem abrir caminho a um novo capítulo da Ajuda de Berço, permitindo agora acolher mais crianças com doenças graves ou crónicas e por mais tempo. No total, o novo espaço tem capacidade para acolher 35 crianças desde o nascimento até aos 16 anos, estando preparado para que 15 das crianças tenham necessidades especiais de acompanhamento e tratamento.

O evento de inauguração contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, de D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa e grande impulsionador do projeto, de Sandra Anastácio, Presidente da Direção da Ajuda de Berço, para além de toda a equipa que tornou este projeto possível, fundadores, sócios e doadores da instituição e figuras públicas que têm ligação a este projeto.

Para Sandra Anastácio, Presidente da Direção da Ajuda de Berço e Socióloga, “Esta Casa tem um significado enorme no percurso da Ajuda de Berço. A nossa missão sai reforçada quando conseguimos chegar a mais crianças e com mais e melhores condições e por isso estamos extremamente gratos a todos os que nos acompanham de forma incansável e que nos permitiram concretizar este sonho”.

Desde 1998, a Ajuda de Berço acolheu já 422 crianças distribuídas pela Casa da Av. de Ceuta e pela Casa de Monsanto, cada uma com capacidade para acolher 20 crianças em simultâneo. À missão de encaminhar crianças, vítimas de abandono ou situações de risco, para uma vida digna, seja no regresso à família biológica ou na integração numa família de adoção, juntou-se a necessidade de dar resposta a crianças que nestas situações têm ainda doenças graves ou crónicas. Ao longo destes anos, passaram pela Ajuda de Berço 28 crianças com doenças associadas o que levou a instituição a identificar a necessidade urgente de dar uma resposta mais competente e capaz. A Casa Nova, em Benfica, vem desta forma colmatar estas necessidades e terá capacidade para 15 crianças doentes (dos 6 aos 16 anos) mais 20 crianças (dos 0 aos 3 anos) que transitarão da atualmente na casa da Avenida de Ceuta, que encerrará definitivamente por falta de condições. No total a Ajuda de Berço irá dispor de 55 vagas, 35 na Nova Casa e 20 na Casa de Monsanto.

A construção da Casa Nova nasceu num terreno cedido pela Câmara de Lisboa e custou à Ajuda de Berço 2 milhões e 300 mil euros. O projeto, com assinatura do arquiteto Nuno Fragoso, conta com uma área de construção bruta de 1976 m2, distribuídos por dois pisos, inserido num terreno 2360 m2. A obra está totalmente paga graças aos contributos do Patriarcado de Lisboa, da Comendadora Paula Caetano e de inúmeras empresas e particulares.

O próximo passo é equipar a casa com mobiliários adaptados a cada divisão, estando a Ajuda de Berço a encetar esforços que permitam concretizar e colocar a Casa em funcionamento antes do final do ano.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção