PUB
PUB
Nacional
De férias com o namorado em Cabo Verde, Carolina Deslandes reage a crítica ao seu corpo
Carolina Deslandes
Redação Lux em 16 de Janeiro de 2023 às 14:27

Carolina Deslandes está de férias com o namorado, Luís Delgado, em Santiago, Cabo Verde. Depois de partilhar uma fotografia em biquíni tirada pelo namorado, a cantora, de 31 anos, "estranhou"  "ler a quantidade de coisas que me chegaram e perceber o quanto é ofensivo uma mulher confiante" e reagiu: Para muita gente é obrigatório que eu não goste de mim assim. Deixem-me dizer-vos com amor – não é novidade nenhuma ler “gorda” e todas as palavras que daí derivam. Nenhum de vocês me está a dar novidades sobre mim nem sobre o meu corpo. Que é meu. E que eu amo. Se já tive de me esconder, de deixar de ir à praia, de deixar de vestir isto ou aquilo porque sabia que ia ler coisas e ia ficar de rastos – agora não.Gosto de mim. Estou rodeada de amor e a recolher sorrisos,poemas e histórias para contar.A gorda veio de férias. A gorda não fez mal a ninguém. Deixem-na estar".

“Acho que Deus inventou a generosidade em Cabo Verde. Juro. Passou por aqui e inventou-a. E é preciso vir aqui para entender a simplicidade da matemática – se podemos ser todos mais felizes, porque é que vivemos a pensar só em nós e tão pouco em comunidade?

O ego é uma armadilha. E vivemos há anos a ter o ego alimentado por consumo, por vaidade, por frases de íman de frigorífico que dizem “pensa primeiro em ti”.

Aqui não há ego. Aqui há tempo dentro do tempo. É como se tivesse descoberto todos os microsegundos escondidos nos ponteiros. Eles sempre estiveram lá, eu é que nunca tive tempo para reparar neles. O tempo abre-se e dura. Os beijos são demorados, os abraços são demorados, o mar é infinito e de um azul que nos faz questionar se alguma vez tínhamos visto o mar antes.

E o principal – as pessoas. Todo o “olá” em Santiago é um convite. Vem à minha casa. Vem ouvir música. Vem cantar. Vem conversar. Vem descobrir o que é essencial na vida. A beleza da companhia uns dos outros. Do sol. Da vida a acontecer sem correr.

Foi nesta paz e nesta calmaria que publiquei uma fotografia tirada pelo meu namorado, que me disse “deixa-te estar assim, estás linda” e eu senti-me linda mesmo.

Não foi um statement, não foi uma bandeira levantada – foi uma foto bonita.

É muito estranho ler a quantidade de coisas que me chegaram e perceber o quanto é ofensivo uma mulher confiante. Para muita gente é obrigatório que eu não goste de mim assim.

Deixem-me dizer-vos com amor – não é novidade nenhuma ler “gorda” e todas as palavras que daí derivam. Nenhum de vocês me está a dar novidades sobre mim nem sobre o meu corpo. Que é meu. E que eu amo.

Se já tive de me esconder, de deixar de ir à praia, de deixar de vestir isto ou aquilo porque sabia que ia ler coisas e ia ficar de rastos – agora não.

Gosto de mim. Estou rodeada de amor e a recolher sorrisos,poemas e histórias para contar.

A gorda veio de férias. A gorda não fez mal a ninguém. Deixem-na estar.

E se puderem, passem pela ilha e sejam relembrados de que a bondade é tão natural como a maldade – mas é uma escolha nossa seguir um ou outro caminho”.

 

Carolina Deslandes mãe de três rapazes, Santiago, de seis anos, Benjamim, de cinco, e Guilherme, de quatro, fruto da relação já terminada com o guitarrista Diogo Clemente.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção