André Ventura, líder do Chega, teve alta do Hospital de Setúbal após ter sido submetido a um cateterismo, procedimento que correu bem. Os médicos garantem que está estável e assintomático, embora vá permanecer em observação e realizar mais exames. A principal suspeita continua a ser um espasmo ou refluxo esofágico com características agudas.
Este episódio ocorreu após um primeiro incidente semelhante no início da semana, quando Ventura foi assistido no Hospital de Faro, também por suspeitas de problemas esofágicos. No mais recente caso, sentiu-se mal durante uma ação de campanha em Odemira, onde chegou a levar a mão ao peito e ao pescoço, sendo amparado pelos seguranças. Depois de ser assistido no local pelo INEM, foi encaminhado para unidades hospitalares em Odemira, Santiago do Cacém e, por fim, Setúbal.
Apesar de ter dito que pretende cuidar da saúde sem prejudicar a campanha, o partido Chega comunicou que Ventura não regressará às ações eleitorais. O líder irá falhar os dois últimos compromissos da campanha e regressará a casa assim que for oficialmente autorizado a sair do hospital.
Exames concluídos, vou regressar a casa. Senti a vossa força e o vosso apoio em cada minuto destes dias dolorosos! pic.twitter.com/eDDamkjAZd
— André Ventura (@AndreCVentura) May 15, 2025