O apresentador Pedro Fernandes esteve na passada segunda-feira, dia 15, a ler a obra “Turbo & SCott” aos alunos da Escola Básica Prista Monteiro, em Lisboa.
O livro infantil retrata a história de uma criança com uma doença rara chamada esclerose tuberosa.
A “Hora do Conto” pretende fazer o apelo à inclusão de um aluno com esclerose tuberosa junto da comunidade escolar. Esta escola integra crianças com necessidades especiais e é um exemplo de inclusão que importa dar a conhecer como forma de inspirar outras famílias para a importância do espaço Escola ser um espaço de inclusão e de interajuda.
A esclerose tuberosa afeta cerca de 1600 pessoas em Portugal e é definida como um distúrbio genético que se traduz no desenvolvimento de tumores benignos em órgãos vitais como o coração, olhos, cérebro, rins, pulmões e pele. O crescimento destes tumores revela um comportamento agressivo porque ameaça a função dos órgãos atingidos. Dois terços dos diagnósticos são novos casos da doença sem antecedentes familiares e um terço são casos hereditários. Quando se manifesta pode provocar epilepsia, autismo ou défice cognitivo.