PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 17 de Agosto de 2022 às 10:23
Fotos: Apresentação do novo livro de Cidália Fernandes "Era uma Vez o Azul"

Cidália Fernandes apresentou o seu mais recente livro  "Era uma Vez o Azul",  uma obra multilingue e contou com o apoio de Elma Aveiro.

Cidália Fernandes é professora de Português do Ensino Secundário e Mestre em Cultura Portuguesa, e autora de mais de seis dezenas de livros: manuais escolares, livros técnicos de apoio ao ensino, romances, livros de poesia e livros infantojuvenis, entre as quais se destacam os infantojuvenis: Marco e Luna na terra dos Gnomos; Nove Contos de Natal; E O Natal aconteceu; O menino que não gostava de Sopa; A Menina que não gostava de fruta; O Menino Sorrisinho de Leite; Alberto na Antártida; Alberto no Mundo dos Dinossauros; A Lagarta; Conta; O Bibliófago; Chamo-me Fernando Pessoa; Chamo-me José Saramago; Era uma vez o azul (obra multilingue); os romances: A Casa da Lua; EmRedes; Angélica - Histórias do Ser e do Não-Ser e Hélios - A Jornada Solar, e poesia: Só invejo os pássaros. Tem participado em várias coletâneas de poesia, nacionais e internacionais.

Muitos dos seus livros encontram-se no Plano Nacional de Leitura. É autora de várias publicações online, como O menino e o Sonho e A Maior Flor.

Tem ainda um canal no Youtube com as listas de reprodução: “O Cantinho da Cidália” (direcionada para um público infantojuvenil) e “Viajar com…” (personalidades da literatura portuguesa).

Em 2013 recebeu o 2º Prémio Concurso Saramago – 90 anos / PNL; em 2020 recebeu o Prémio César Valejo de Excelência Educativa e em 2021, o Prémio Águia D’Oro, atribuídos pela União Hispanomundial de Escritores. É diretora do Jornal de Vila Meã. Em 2018, a Câmara Municipal de Penafiel concedeu-lhe a Medalha de Mérito Municipal Dourada, pelo desempenho das suas funções no ensino e na cultura.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção