PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 18 de Outubro de 2021 às 18:44
Ao serviço das Nações Unidas, Catarina Furtado leva campanha de sensibilização e missão ao terreno no Egipto
1/3 - Catarina Furtado na apresentação mundial da campanha "Noura" ao serviço das Nações Unidas Foto: UNPFA Egypt
2/3 - Catarina Furtado na apresentação mundial da campanha "Noura" ao serviço das Nações Unidas Foto: UNPFA Egypt
3/3 - Catarina Furtado na apresentação mundial da campanha "Noura" ao serviço das Nações Unidas Foto: UNPFA Egypt

Catarina Furtado, a convite do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) do qual é Embaixadora de Boa Vontade, será oradora no lançamento da Campanha NOURA, que se realiza no próximo dia 19 de outubro no “Gouna Film Festival” em Gouna, no Egipto.

 NOURA é uma campanha de informação/sensibilização  que tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre o “retorno do investimento” aquando do desenvolvimento e empoderamento de meninas adolescentes de hoje e do futuro. NOURA é uma menina egípcia de 13 anos, que tem sonhos e aspirações para a sua vida. 
 
Catarina Furtado integra o painel de personalidades femininas que, conjuntamente com a Presidente do Conselho Nacional da Mulher, Dra. Maya Morsy, irão partilhar as suas experiências e saberes num debate sobre desafios em matéria de investimento na educação e saúde das meninas e mulheres, incluindo em matéria de saúde sexual e reprodutiva, violência e discriminação com base no género, entre outros temas centrais à realização dos direitos humanos das mulheres e desenvolvimento sustentável,  com abordagens de história de vida, sociais  e económicas.
 
NOURA é uma campanha e um evento UNFPA conjunto com o governo egípcio e financiado pela Embaixadora da Holanda.
 
Os convidados serão especialistas da indústria, cineastas, produtores, artistas, escritores, elementos do setor privado, bancário e financeiro e convidados internacionais e de diferentes organismos da ONU.
 
Depois da participação no evento que apresentação mundial de Noura, Catarina Furtado irá conhecer in loco os principais projetos e intervenções do UNFPA no Egito, bem como os desafios para responder aos três zeros que integram a missão desta importante agência das Nações Unidas, até 2030:  Zero mortes maternas; Zero formas de violência com base no género e Zero necessidades não resolvidas de planeamento familiar.

“Vou ter oportunidade, para além de ser oradora e participar no lançamento da Campanha Noura durante o mais prestigiado festival de cinema do mundo árabe, conhecer os projetos de terreno, através do contato com jovens e mulheres, com profissionais e responsáveis locais. Sei que alguns dos temas que iremos abordar durante esta missão, são parte do trabalho do UNFPA no Egito: Casamentos infantis, precoces e forçados, Mutilação Genital Feminina, programas e serviços essenciais em Violência baseada no Género, programas que apoiam a participação de jovens sobretudo das raparigas, advocacia e liderança para a transformação de normas socio-culturais que discriminam as meninas e mulheres, resposta a situações de crises humanitárias, entre outros. Irei  ver, ouvir, sentir, aprender e depois partilharei com todos”, afirma Catarina Furtad.

O “Gouna Film Festival” é um festival anual de cinema criado em 2017, realizado na cidade turística de El Gouna, no Egipto sob o lema «Cinema para a Humanidade» com o objetivo de promover a interação cultural e o aumento da consciência cívica de diferentes vozes cinematográficas em prol dos direitos humanos e gerar oportunidades de desenvolvimento e apoio para todas as formas criativas na região, especialmente entre as gerações mais jovens do mundo árabe.
 
Para além das exibições de filmes, organiza eventos paralelos no sentido de dar destaque a questões relacionadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
 
Para saber mais sobre o trabalho do UNFPA no Egito, clique aqui!
 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção