PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 21 de Janeiro de 2021 às 12:00
Festival da Canção 2021 marcado para o dia 6 de março sem público

A final do Festival da Canção 2021 está marcada para 06 de março e irá acontecer em estúdio e sem público, ao contrário de anos anteriores, devido à pandemia da covid-19.

O modelo do concurso, organizado pela RTP, será igual a anos anteriores, com duas semifinais - a decorerrem nos dias 20 e 27 de fevereiro -- e uma final -- em 06 de março, que este ano, segundo o diretor de programas da RTP, José Fragoso, "não vai ter público, sinal do tempo".

Na conferência de imprensa do Festival da Canção 2021, que decorreu `online`, José Fragoso anunciou também que as três fases do concurso serão emitidas em direto na RTP1, "logo a seguir ao Telejornal", podendo a emissão ser também acompanhada no RTP Play e na RTP Internacional.

Este ano, o Festival da Canção será disputado por 20 temas autores a competir, mais quatro do que em 2020, algo que acontece para a "comunidade artística ter oportunidade de apresentar propostas", num momento em que "as indústrias culturais têm dado uma grande prova de resistência".

Já são conhecidos os nomes dos intérpretes dos 20 temas que irão disputar este ano o concurso com vários compositores a optarem por cantar as suas criações.

Na primeira semifinal competem: "Cheguei Aqui" (tema composto por Anne Victorino D`Almeida e interpretado por Nadine), "Dia Lindo" (composto e interpretado por Fábia Maia), "Contramão" (Filipe Melo/Sara Afonso), "Na mais profunda saudade (Hélder Moutinho/Valéria), "Mundo" (Ian), "Livros" (Irma), "Saudade" (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), "Girassol" (Marôco), "Claro como Água" (Stereossauro/Mema.) e "Love in on my side" (Tatanka/The Black Mamba).

Na segunda semifinal irão competir: "Por um triz" (Carolina Deslandes), "I got music" (Da Chick), "Joana do Mar" (Joana Alegre), "A vida sem acontecer" (João Vieira/Graciela), "Dancing in the stars" (Neev), "Volte-Face" (Pedro da Linha/Eu.Clides), "Não vou ficar" (Pedro Gonçalves), "Jasmim" (Tainá), "Mundo Melhor" (Virgul/Ariana) e "Com um abraço" (Viviane/Ana Tereza).

Em cada semifinal serão escolhidas cinco canções para passarem à final.

Nas semifinais, o peso das votações será repartido entre os telespectadores e um júri cujos elementos foram escolhidos pela RTP.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.

Dos 20 compositores participantes na edição deste ano, 18 foram convidados pela RTP e os outros dois (Marôco e Pedro Gonçalves) selecionados através da livre submissão de canções.

Os temas a concurso já podem ser ouvidos no canal de Youtube do Festival da Canção.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção