Cerca de um mês depois de ter recebido alta hospitalar, na sequência de uma “pneumonia grave e uma mistura infeliz de substâncias psicoativas” que o deixaram em coma induzido, Ângelo Rodrigues voltou ao trabalho. O ator é o embaixador e protagonista da campanha da próxima coleção de Gio Rodrigues e brilhou no desfile do criador. Esta é a primeira vez que o ator surge em público após a participação no podcast de Salvador Martinha, que gerou fortes críticas e acusações por ter brincado com a situação grave que viveu.
“Obviamente gostaria de ter feito as coisas de outra forma. Mas falando um pouco sobre o que aconteceu e a forma como reagi ao evento, foi uma tentativa de colocar água na fervura e experimentei o reverso. O objetivo seria não cair num papel de vitimização, poder estar no meu recolhimento e fazer o meu restabelecimento emocional, mas isso foi mal interpretado. Quanto às pessoas que ficaram melindradas, peço desculpa, não era de todo o meu objetivo. Foi uma atitude irrefletida da minha parte. Todos temos formas diferentes de encarar a dor e eu, de facto, pensei só na minha dor e não na forma como as outras pessoas poderiam ver a minha dor, mas estamos sempre a aprender”, afirmou no final do desfile.
O ator assumiu que está “completamente recuperado” e que tem encontrado no trabalho o seu melhor remédio: “Recuperei bastante rápido. Foi um infortúnio que tomou proporções quase fatais e estou a lidar com o assunto agora, da melhor forma que sei e da melhor forma com que posso gerir esta situação, e é com trabalho.”
Ângelo Rodrigues prepara-se agora para subir ao palco e para a estreia de uma série de documentários, enquanto realizador: “Estou a trabalhar, numa peça de teatro da Yellow Star Company, o ‘Jantar de Idiotas’, que estreia em menos de um mês. É a adaptação do filme francês e estará em cena a partir de 2 de abril. Estamos a ensaiar a todo o vapor”, conta. E explica ainda outro projeto: “Ainda este mês sairá um documentário chamado ‘Iron Train’, sobre a viagem de dois pescadores a bordo de um comboio cheio de ferro na Mauritânia, e esse será o primeiro de três documentários que quero lançar este ano. O ‘Iron Train’ surgiu porque sou neto de pescador e de peixeira e quis visitar a Mauritânia, conhecer duas pessoas que tabalhavam no mercado do peixe para acompanhar a rotina deles e uma viagem de 18 horas, em condições nada confortáveis. Este sairá este mês e a seu tempo saberão dos outros dois.”
Enquanto se dedica ao trabalho, Ângelo Rodrigues voltou também à passerelle pela mão do amigo Gio Rodrigues. O ator é o embaixador da nova coleção do criador e foi um dos modelos convidados para a apresentação das novas propostas. “Recebi este convite com muito agrado, porque já tenho uma relação com o Gio há muitos anos e identifico-me muito com a marca. É um dos estilistas mais conceituados do país e identifico-me muito com as linhas elegantes e os cortes e fiquei muito contente.” Quanto ao papel de modelo, o ator acabou por assumir: “Não é a minha praia, não me sinto nada confortável, mas invento uma personagem e pronto. [risos]”
Ângelo Rodrigues quer agora seguir em frente, mas, apesar de recuperado fisicamente, sabe que há ainda um caminho a percorrer: “Poderei falar sobre o assunto se achar necessário, quando estiver pronto, não quando o público sente que eu tenho que falar. Há que pôr as coisas nos devidos lugares. Primeiro, está o meu restabelecimento emocional e depois pensamos nas conquências de ser uma figura pública e no mediatismo, que também fazem parte.” Quanto ao apoio do público nesta fase mais difícil reconhece: “Sempre senti o público do meu lado, desta vez senti que a minha reação não teria sido interpretada da melhor forma e, a partir daí, procurei, até para não ficar demasiado melindrado com o assunto, fechar-me e entrar no meu recolhimento.”