A Junta de Freguesia das Avenidas Novas organizou uma homenagem à vida e obra da escritora Alice Vieira, como forma de celebrar os 82 anos de vida e os 45 anos de obra literária daquela que é uma das mais respeitadas escritoras e jornalistas portuguesas. Foi inaugurada a “Sala Alice Vieira - Uma Jornalista Que Também Escreve Livros”, na Universidade Sénior da Freguesia de Avenidas Novas, em Lisboa, uma iniciativa da Junta com o objetivo de promover a literatura junto dos alunos séniores, sensibilizando-os para um dos grandes nomes da Cultura ligado à freguesia onde a escritora viveu grande parte da sua vida.
“Ao longo dos anos inaugurei duas escolas com o meu nome e uma sala de aulas, no Filipa de Lencastre. Agora, aos 82, chegou a altura de inaugurar salas em ... universidades sénior. Para uma jornalista, que também escreve livros, posso dizer que me sinto uma privilegiada. Obrigada a todos que contribuíram para esta belíssima iniciativa!”, partilhou Alice Vieira.
Nesse mesmo dia, a escritora celebrou o seu 82º aniversário numa celebração intimista no Vip Executive Picoas Hotel onde decorreu uma tertúlia e apresentação do livro “Viagem às Memórias de Portugal” da autora e Nelson Mateus e em que estiveram presentes personalidades como: Edite Estrela, Ana Mendes Godinho e Luís Marques Mendes e. Alice Vieira acaba de ser anunciada candidata ao prémio literário Hans Christian Andersen 2026, o mais prestigiante na literatura infantojuvenil. Ainda a destacar a a exposição “Retratos Contados de Alice Vieira” que está até patente, até final de abril, na Biblioteca Municipal de Pombal.