2025 começa com um enorme e muito desejado desafio para Cláudia Vieira. A atriz, de 46 anos, prepara-se para regressar às novelas com uma personagem principal que a cativa pela dureza da sua história de vida. “Tenho um projeto em mãos daqueles de dar um ‘friozinho no estômago’, porque é uma história muito, muito intensa. É uma mulher fortíssima e com características de luta, de drama e intensidade… ou seja, o oposto da minha pessoa! [risos] Estou muito entusiasmada e ansiosa”, conta a estrela da SIC, no evento que serviu para apresentar as novidades da estação. É, assim, um “presente” profissional que chega às mãos da atriz numa altura em que celebra duas décadas de carreira. “Foi assim que comecei e sabe muito bem, ao final destes 20 anos, voltar a ter uma protagonista e a dar vida a uma personagem muito distinta de mim”, confessa.
Ainda sem nome divulgado, o projeto deverá arrancar em gravações entre março e abril, e Cláudia Vieira já sabe o que a espera: “Marquei uma viagem rapidamente quando percebi o desafio que aí vinha. Quando se grava um protagonista, sabemos perfeitamente que todos os nossos tempos, tanto a nível familiar como social, e para mim, ficam escassos… Eu dou primazia, sem dúvida, à família, por isso, entre trabalho e família pouco ou nada me vai sobrar. Estou a preparar-me psicologicamente para isso.”
Aos 46 anos, tem também já uma sabedoria e experiência que a ajudam a tomar as melhores decisões na gestão da sua agenda. “Aprendi a dizer não a várias coisas e, fazendo um protagonismo, espera-me muito trabalho e muito tempo dedicado a este projeto. Estar a acumular, a fazer um programa, uma peça de teatro ou uma participação em alguma coisa… depende, só se valer realmente a pena. O tempo que sobra tem que ser muito para os meus e para mim.”
Foi por isso mesmo que aproveitou recentemente umas férias em Playa del Carmen, no México, com o namorado, João Alves, e as duas filhas, Maria e Caetana. Para além da dedicação à família, espera conseguir manter uma rotina desportiva que, admite, muito bem lhe faz a nível pessoal: “A prática do exercício físico move-me muito a ter a energia certa para os projetos, mas tenho consciência de que vai reduzir substancialmente. Se conseguir ter um bocadinho de tempo para o meu exercício físico, perfeito! As minhas massagens, de vez em quando, e umas drenagenzinhas são essenciais… São coisas que contribuem para a minha qualidade de vida e para o meu bem-estar.”