Sempre muito elogiada pela sua beleza, jovialidade e elegância, Helena Isabel mostra-se uma mulher segura e confiante, que não procura um novo amor para encontrar a felicidade. “[risos] Estou tão bem sozinha! Estou ótima!”, sublinha a atriz, sem esconder porém que há candidatos ao seu coração. “Vão aparecendo, vão… mas eu gosto muito da minha companhia”, ressalva. Embora se revele bem solteira e realce que não faz planos, a artista não fecha as portas ao amor: “Não, tudo bem… Gosto de surpresas de vez em quando. [risos]”
Aos 73 anos, Helena Isabel é uma das mais prestigiadas atrizes nacionais, mantendo-se no ativo com vários projetos em simultâneo. Exemplo disso mesmo foi ter conciliado, muito recentemente, a peça de teatro “A Mais Velha Profissão” com as gravações da novela da TVI “A Fazenda”, que ainda continuam. “Está a ser muito cansativo, mas muito agradável ao mesmo tempo. Está quase a acabar, estamos na reta final, que é sempre a mais complicada. O tempo não tem ajudado, porque temos muito exteriores”, explica. Um desafio em televisão que se iniciou no verão passado e que a obrigou a uma mudança de visual que não lhe agradou ao início: ter o cabelo grisalho. “É uma questão de hábito. No meu caso foi súbito, não foi gradual, por isso custou-me mais a adaptar, mas de qualquer maneira já não estou a desgostar tanto como ao princípio. Já me estou a habituar”, afirma. Um hábito, porém, que não chega para a convencer a permanecer com este look após o fim do projeto. “Vou tirar [risos]”, revela, ainda sem ter certezas sobre o novo tom que vai escolher para o cabelo.
Bem-disposta e sorridente, Helena Isabel marcou presença no evento da Perfumes & Companhia, dedicado às novidades do mundo da beleza, onde falou da importância dos cuidados diários com a pele: “Uma coisa que nunca na vida fiz foi deitar-me com maquilhagem, tenho sempre muito cuidado de limpar a pele à noite e pôr os meus cremezinhos de manhã. Cuido bastante da minha pele. Quando era miúda se calhar não cuidava tanto, mas agora sim.”
Sempre sob a sua atenção está também o filho, Bernardo, de 37 anos. Popularmente conhecido como Agir, o músico tem um percurso que deixa a mãe muito orgulhosa. “Criei-o muito no sentido de ser independente, e realmente posso dizer que tudo o que conseguiu na vida até agora foi sozinho, sem depender de ninguém, sem ajuda de ninguém. Quando começou a ter o seu sucesso foi com o nome Agir, e no YouTube, e as pessoas na altura não sabiam, de todo, de quem é que ele era filho. Ele tem esse mérito, teve sucesso por ele próprio”, diz Helena.