PUB
PUB
Nacional
Morreu Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça
Entre Tantos - convidado Laborinho Lúcio
Redação Lux em 23 de Outubro de 2025 às 17:05

Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 83 anos. A notícia foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.

Figura marcante da magistratura e da vida pública portuguesa, exerceu entre 1990 e 1996 os cargos de secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da Justiça e deputado. Mais tarde, entre 2003 e 2006, foi ministro da República para os Açores, nomeado pelo Presidente Jorge Sampaio.

Ao longo de uma carreira dedicada ao serviço público, destacou-se também como autor e pensador, publicando obras sobre justiça, cidadania e direitos humanos. Participou em várias instituições cívicas, como a APAV e a CRESCER-SER, e dirigiu a Escola da Polícia Judiciária e o Centro de Estudos Judiciários.

Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e da Ordem de São Raimundo de Peñaforte, foi doutorado honoris causa pela Universidade do Minho e, em 2023, recebeu a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção