PUB
PUB
Nacional
"Nuestros Nombres… Para Saramago”: espetáculo de dança homenageia José Saramago no Teatro Camões a 1 Julho
"Nuestros Nombres… Para Saramago”: espetáculo de dança homenageia José Saramago no Teatro Camões a 1 Julho
Redação Lux em 24 de Junho de 2022 às 12:04

Os bailarinos clássicos internacionais Filipa de Castro e Carlos Pinillos apresentam “Nuestros Nombres… Para Saramago”, no Teatro Camões, no dia 1 Julho, um espetáculo com o selo da Fundação José Saramago, numa homenagem ao autor.

Com o romance “Todos os Nomes” de José Saramago – e no ano em que se comemora o seu centenário - surge a ideia de fundir música e teatralidade em forma de crónicas dançadas.

Transitar o universo dos seus personagens, questionar a sua ética nas questões de construção/desconstrução, verdade/mentira e vida/morte, sugere a Carlos Pinillos a possibilidade de conjugar a sua linguagem com a de outros coreógrafos em “Nuestros Nombres” , título que dá nome a este espetáculo. Recorre a uma proposta repleta de obras musicais. Desde o homem que se enamora de uma mulher desconhecida até ao destino inevitável de uma morte segura, tudo se encontra presente em “Nuestros Nombres” .

Longe de se encerrarem no presente para falar do que somos o dos tempos que vivemos, Filipa de Castro e Carlos Pinillos, acompanhados pelo Trio Scherzo, propõem uma obra de caráter íntimo, demonstrando que a estética estilizada da dança clássica continua a ser um elemento poderoso de comunicação no momento de plasmar com honestidade a essência do que o ser humano sempre representou.Por muito que o tempo passe, nunca nada muda a não ser “Nuestros Nombres” .

É já no próximo dia 1 Julho, no Teatro Camões, às 20h.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção