A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) promove, anualmente, o concurso “Vou Desenhar a Minha Dor” com o objetivo de distinguir trabalhos feitos por crianças hospitalizadas e que traduzam as suas perspetivas pessoais da dor.
Este ano, as crianças vencedoras foram a Mariana Boavida Lopes da Silva (na categoria de menos de 6 anos); a Catarina Gonçalves Oliveira (na categoria dos 6 aos 8 anos) e o Leandro Rafael Borges Carvalho (na categoria dos 9 aos 12 anos).
“Tratar a dor nas crianças continua a representar um enorme desafio para os profissionais de saúde e é um motivo de grande preocupação e aflição dos pais. Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar para a importância de valorizar as queixas dos mais pequenos e de os acompanhar adequadamente“, comenta Ana Pedro, presidente da APED.
O concurso “Vou Desenhar a Minha Dor” destina-se a todas as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia.